Procurar
Close this search box.
O que fazer no Porto com chuva Caves Svetlana Gumerova Unsplash

O que fazer no Porto com chuva: 19 ideias para fugir à chuva

O que fazer no Porto com chuva: 19 ideias para fugir à chuva

Conteúdo deste artigo

O Porto é uma cidade incrível, disso não há grandes dúvidas! É, aliás, a minha cidade preferida no mundo, mas bem sei que sou um pouco suspeita (vivo no Porto desde sempre)😇.

Porto O que visitar

Visitar o Porto é sempre uma excelente ideia. No entanto, é preciso estar consciente que esta é uma cidade um pouco chuvosa e que, como tal, às vezes é melhor ir prevenido ou, alternativamente, saber o que fazer no Porto com chuva.

Porto O que visitar Cais da Ribeira

A melhor altura do ano para visitar o Porto é no verão (julho a setembro), quando a probabilidade de chuva é inferior. Contudo, não é de descartar a hipótese de alguma chuva nesses meses também.

Assim, ao longo deste artigo, espero dar-vos algumas ideias de onde ir num dia de chuva no Porto.

01 | Visitar as caves do vinho do Porto

Uma das coisas mais famosas do Porto é o vinho do Porto. Como tal, uma das atividades mais populares na cidade é visitar as afamadas caves do vinho do Porto.

O que fazer no Porto com chuva Caves Svetlana Gumerova Unsplash
Stock photo | Svetlana Gumerova (Unsplash)

Localizadas na margem de lá do rio Douro (em Vila Nova de Gaia, mais concretamente), as caves são um dos locais escolhidos para o envelhecimento do vinho do Porto. Existem várias caves (a maioria localizada no Cais de Gaia) e esta é uma ótima escolha para os dias mais chuvosos no Porto.

Algumas das principais caves de vinho do Porto incluem:

  • Cave Ramos Pinto
  • Cave Sandeman
  • Cave Ferreira
  • Cave Cálem
  • Graham’s Port Lodge
  • Cave Taylor’s Port

02 | Admirar o belo interior do Palácio da Bolsa

O Palácio da Bolsa pode não ser o local mais óbvio para incluir num itinerário do Porto, mas é dos meus edifícios preferidos na cidade. Além disso, é uma atividade perfeita para dias chuvosos no Porto.

Porto O que Visitar Palacio da Bolsa
Palácio da Bolsa

Construído em finais do século XIX, veio substituir a Casa da Bolsa de Comércio, onde os comerciantes discutiam os mais variados temas relativos aos seus negócios.

Atualmente, apesar de continuar a ser sede da Associação Comercial do Porto, é utilizado maioritariamente para fins culturais. O edifício é de uma beleza inacreditável no seu interior, especialmente pelo seu afamado Salão Árabe.

📝 INFORMAÇÃO ÚTIL: As visitas são guiadas e ocorrem das 9h às 18h30, existindo vários idiomas disponíveis. O valor da visita é de 12€, mas vale cada cêntimo, na minha opinião. Todas as informações mais atualizadas aqui.

03 | Adoçar a boca numa das confeitarias do Porto

Nada melhor do que um café e um bolinho para adoçar a alma num dia cinzento e chuvoso 🤤. Existem centenas de cafés no Porto, mas a minha sugestão nesta parte do artigo é para aqueles onde podem provar alguns dos melhores doces da cidade. São eles:

💡 DICA EXTRA: Gostavam de ficar a conhecer mais cafés para experimentar no Porto? Espreitem a lista extensa dos meus cafés preferidos na cidade!

04 | Apreciar cerveja artesanal

Embora não seja fã de cerveja, sei que existem sítios incríveis na cidade para provar e experimentar diferentes cervejas artesanais. Os meus conhecidos dizem que estes são alguns dos melhores sítios para beber cerveja artesanal no Porto:

05 | Dar um mergulho numa piscina interior

Que tal apreciar a chuva e o vento lá fora no interior de uma piscina de água aquecida? Parece-me a combinação perfeita! Existem alguns hotéis no Porto com piscina que pode ser usada sem estar lá hospedado. Estes são alguns exemplos de hotéis com piscina interior no Porto:

SEE ALSO  Porto (Portugal) – O que visitar: roteiro de 2 a 3 dias (por uma local)

O que fazer no Porto com chuva Piscina interior Biel Morro Unsplash
Stock photo | Biel Morro (Unsplash)

06 | Visitar o Centro Português de Fotografia

Localizado num edifício que chegou a ser uma prisão (Cadeia da Relação), podemos visitar as exposições no Centro Português de Fotografia. Este edifício, ainda que não tenha muita afluência, é um dos locais mais históricos da cidade.

Porto O que visitar Centro Fotografia
Centro Português de Fotografia 

📝 INFORMAÇÃO ÚTIL: O horário de funcionamento do Centro Português de Fotografia é das 10h às 18h de terça a sexta e das 15h às 19h aos fins de semana e feriados. A entrada é gratuita para a maioria das exposições. Mais informações aqui.

07 | Explorar os museus da cidade

Se é verdade que muitas das coisas mais interessantes para fazer no Porto são ao ar livre, também é que a cidade do Porto tem alguns museus bem interessantes. Por isso, se estiver a chover quando visitarem o Porto, já sabem onde podem ir. Eis algumas sugestões dos melhores museus no Porto:

08 | Assistir a um concerto na Casa da Música

O edifício mais sui generis da cidade Invicta é, sem margem para dúvidas, o da Casa da Música. Construída em 2005, rapidamente este se tornou um dos edifícios mais emblemáticos da cidade.

Embora a melhor forma de aproveitar a Casa da Música seja assistindo a um concerto no seu interior, é também possível fazer visitas guiadas ao edifício. As visitas têm um preço de 12€ e podem agendá-las previamente aqui.

09 | Beber um café num dos cafés mais icónicos da cidade

Há cafés tão carismáticos no Porto que já constam em roteiros e guias de viagem da cidade. O melhor exemplo é mesmo o Majestic Café em plena rua de Santa Catarina. Os preços são proibitivos e tem habitualmente fila para entrar, mas é certamente um dos cafés mais bonitos do Porto.

Porto O que visitar Avenida dos Aliados
Café Guarany

Outras opções de cafés icónicos no Porto incluem o clássico e elegante Café Guarany, o histórico A Brasileira ou ainda o estudantil Café Piolho (também conhecido como Café D’Ouro).

10 | Assistir a um espetáculo de fado

Se é verdade que habitualmente associamos mais o fado à cidade Lisboa, é incontornável que o fado faz parte da cultura portuguesa. Por esse motivo, a cidade do Porto também é um excelente sítio para assistir a um espetáculo deste tipo de música portuguesa.

SEE ALSO  Alpacas em Portugal: como é visitar a quinta Monte Frio Alpacas?

Alguns dos melhores espaços para se ouvir fado no Porto incluem:

Alguma destas opções são restaurantes, o que permite combinar o espetáculo de fado com uma agradável refeição.

11 | Aproveitar um dos espetáculos imersivos na cidade

Outra excelente opção para fazer no Porto com chuva é aproveitar os espetáculos imersivos que existem frequentemente na cidade. O lugar de eleição para este tipo de espetáculos é a Alfândega do Porto, no entanto, estes também já ocorreram algumas vezes no interior da Igreja dos Clérigos. Podem saber mais sobre o espetáculo na igreja dos Clérigos aqui.

Estes espetáculos são uma verdadeira obra de arte em termos da combinação de sons e luzes. Muitas vezes, os espetáculos consistem na recriação de obras de artistas famosos, por exemplo.

As exposições não são sempre as mesmas, pelo que recomendo que consultem o site da Alfândega do Porto para ficarem a par dos eventos existentes em determinado momento.

12 | Ir a uma esplanada coberta

Quem disse que não podemos ir até uma esplanada se estiver a chover no Porto? Existem algumas esplanadas cobertas no Porto que podem ser uma ótima alternativa para os dias chuvosos na Invicta.

Tenho várias sugestões para partilhar convosco de diferentes tipos de esplanadas. Se apenas pretenderem lanchar ou tomar um café, sugiro a Confeitaria Tavi, o Monarca, o 7groaster, o LEA – Food & Drinks ou o Noshi.

Se for só para beber uma bebida, recomendo também a Esplanada do Teleférico – tem das melhores vistas sobre o Porto, mas a comida não é nada de especial e os preços são elevados devido à sua localização.

Para uma refeição mais completa, podem sempre optar por um dos restaurantes com esplanadas interiores no Porto. Estas são as minhas sugestões:

13 | Explorar tudo o que World of Wine tem para oferecer

O World of Wine é um espaço recente na cidade do Porto e, para além de diversos restaurantes, tem também vários museus. São tantos os museus que é impossível vê-los a todos num só dia, mas partilho as várias opções existentes para poderem escolher os preferidos:

  • The Chocolate Story: para aprender mais sobre a história do cacau e sobre o método de confeção do chocolate
  • Planet Cork: museu onde podemos ficar a saber mais sobre cortiça
  • Pink Palace: um dos museus mais engraçados do WOW, sobre vinho rosé
  • The Wine Experience: permite-nos aprender mais sobre o processo de produção do vinho e inclui prova de vinho
  • The Bridge Collection: museu arqueológico com mais de 2000 artefactos
  • Porto Region Across the Ages: conta a história da região do Porto desde as primeiras civilizações

📝 INFORMAÇÃO ÚTIL: Os museus podem ser visitados de forma individual, mas há packs para visitar vários museus que acabam por compensar em termos monetários. Podem consultar todas as opções aqui.

14 | Beber cocktails com vistas sobre a cidade

Uma das melhores coisas para fazer no Porto com chuva é também beber um cocktail enquanto apreciamos a cidade. Há dois espaços particularmente bonitos que servem excelentes cocktails e que têm vistas soberbas sobre o Porto.

SEE ALSO  Amarante – O que visitar: roteiro de 1 dia
O que fazer no Porto com chuva Cocktails
Stock photo

Na realidade são dois hotéis, mas em que os bares podem ser frequentados por pessoas não hospedadas nos mesmos. São eles o 17.º Restaurante e Bar e também o Vincci Ponte de Ferro.

15 | Experiência gastronómica no Mercado do Bom Sucesso

O Mercado do Bom Sucesso é também uma opção alternativa para fugir à chuva no Porto. O Mercado do Bom Sucesso tem várias bancas de restauração, com os mais diversos tipos de comida. É, por isso, uma hipótese para quem procura almoçar, jantar ou até mesmo petiscar algo ao longo do dia.

16 | Brindar com a chuva lá fora

Nada bate aquela sensação de estar abrigado da chuva enquanto estamos num sítio acolhedor. E se colocarmos bebidas à mistura, melhor ainda! O meu bar preferido na cidade para este tipo de dias é, sem dúvida, o Bonaparte Downtown. O ambiente é bastante acolhedor e as bebidas ótimas.

No entanto, existem outras opções, tais como a Capela Incomum ou o Big Bad Bank Bar, por exemplo.

17 | Fugir do Porto

Está a chover no Porto? Então, pode ser uma opção considerar visitar outros locais relativamente perto numa day trip. A verdade é que, regra geral, estando mau tempo no Porto, também estará nestes sítios dada a curta distância que os separa. Mas não custa tentar e pesquisar a previsão meteorológica.

O que visitar Amarante
Amarante

As minhas sugestões de day trips mais curtas desde o Porto (1h30 de viagem de carro no máximo) incluem:

  • Amarante
  • Coimbra
  • Braga
  • Guimarães
  • Águeda
  • Aveiro
  • Douro
  • Viana do Castelo
  • Ponte de Lima

18 | Aprender a fazer pastéis de nata

Não há muitas sobremesas e doces que representem tão bem Portugal como o pastel de nata. Mas quantas vezes já tentaram fazer um pastel de nata do zero?

Existem alguns workshops sobre como cozinhar pastéis de nata que podem ser uma excelente ideia para quem não sabe mais o que fazer num dia chuvoso no Porto.

O que fazer no Porto com chuva Pasteis Nata Nick Fewings Unsplash
Stock photo | Nick Fewings (Unsplash)

19 | Experimentar um escape room

Os escape rooms têm ganho imensa popularidade ao longo dos últimos anos. Além de serem uma atividade engraçada para ficarmos entretidos durante 1 a 2 horas, é algo interessante para fazer em grupo. Existem várias opções de escape rooms no Porto:

Disclaimer: este post pode conter alguns links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se comprarem através dos meus links. Isto não representa qualquer custo adicional para vocês e é uma forma de apoiarem o meu trabalho no blog😊

Partilhar este Post

SOBRE MIM

A Ticket To Take Off About Me

Sou a Mariana do Porto, Portugal. Tenho uma enorme paixão por viagens e tudo o que está relacionado com viajar. E foi exatamente isso que me levou a criar este blog: inspirar outros a viajar e ajudar no planeamento das suas viagens com as minhas dicas e itinerários. 

POSTS RELACIONADOS

28 Dicas para Visitar Kuala Lumpur

O que fazer em Rovaniemi: as melhores 19 atividades de inverno

O que visitar em Colmar: roteiro de 1 dia para uma escapadinha mágica

PLANEAR A VIAGEM

POSTS EM DESTAQUE

O melhor seguro de viagem internacional em 2024

Essenciais em viagem: 36 acessórios úteis

Como poupar algum dinheiro em viagem: Revolut

PREPARA A tua VIAGEM

Alojamento Azul 3

Reservar os melhores alojamentos com o Booking

Atividades azul 3

Comprar os itens essenciais de viagem na Decathlon

Avião

Encontrar os voos mais baratos com o  Kiwi

Bilhetes

Encontrar as melhores atividades/tour com o GetYourGuide ou Viator

Seguro

Seguro de viagem da Heymondo com 5% de desconto

Reembolso Azul 3

Pedir compensação por voos cancelados/atrasados com a AirHelp

Aderir ao cartão Revoluto melhor cartão para poupar dinheiro a viajar

Carro azul

Alugar carro com a DiscoverCars

Transfer

Reservar transfer de/para o aeroporto com a Welcome Pickups

TAMBÉM PODEs GOSTAR

28 Dicas para Visitar Kuala Lumpur

O que fazer em Rovaniemi: as melhores 19 atividades de inverno

O que visitar em Colmar: roteiro de 1 dia para uma escapadinha mágica

DEIXA O TEU FEEDBACK

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments