Óbidos é um dos sítios mais encantadores de Portugal. Visitar Óbidos é uma verdadeira viagem no tempo que nos transporta até ao tempo dos reis, rainhas, príncipes e princesas.
A vila medieval de Óbidos é uma das mais incríveis de Portugal e não é por acaso que o castelo de Óbidos é uma das 7 Maravilhas de Portugal.
Devido à sua localização, Óbidos teve uma importância estratégica na defesa do território português. As muralhas de Óbidos são umas das mais bem preservadas em Portugal e dificilmente se irão arrepender de visitar esta vila. Os principais pontos de interesse estão localizados no interior das muralhas, tornando esta visita ainda mais mágica.
Além disso, esta vila fica a relativamente pouco tempo de Lisboa (e também do Porto), tornando-a a escapadinha ideal de fim de semana em Portugal.
Assim, convido-vos a continuar a ler este artigo 😍. Para além de um roteiro de Óbidos, irão também encontrar informação sobre:
- Quando visitar Óbidos
- Duração ideal de uma visita a Óbidos
- Como chegar a Óbidos
- Onde ficar alojado em Óbidos
Onde fica Óbidos?
Óbidos é uma pequena vila no Oeste de Portugal, perto de cidades como Leiria, Nazaré ou Peniche, por exemplo. Pertence ao distrito de Leiria e fica a um saltinho de Lisboa (cerca de 1 hora). Aliás, Óbidos é uma excelente day trip a partir de Lisboa.
Qual a melhor altura do ano para visitar Óbidos?
Visitar Óbidos é sempre boa ideia 🥰! No entanto, a vila medieval é conhecida por alguns eventos que têm bastante destaque em Portugal. Desta forma, podem tentar organizar a vossa visita a Óbidos em torno de um destes eventos. São eles:
- Festival Internacional do Chocolate – março/abril
- Mercado Medieval – julho/agosto: uma verdadeira viagem no tempo
- FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos – setembro/outubro: a cidade tem-se afirmado nesta área e é, inclusive, Cidade Criativa da Literatura da UNESCO desde 2015
- Óbidos Vila natal – novembro a janeiro: toda a vila fica decorada com motivos natalícios
- SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos – julho
- Festival LATITUDES – Literatura e Viajantes – abril
💡 DICA EXTRA: Uma vez que Óbidos é uma vila relativamente pequena, é normal encontrá-la um pouco mais concorrida quando estão a decorrer estes eventos, especialmente a Feira do Chocolate, o Mercado Medieval e a Vila Natal e aos fins de semana. Dessa forma, se não gostam muito de multidões, é preferível visitar Óbidos noutra altura do ano, por exemplo.
Quantos dias são necessários para visitar Óbidos?
Óbidos tem uma dimensão reduzida e os seus principais pontos de interesse estão localizados no interior da muralha. Assim, se visitarem apenas o interior da vila muralhada, em meio dia é possível visitar Óbidos calmamente!
No entanto, recomendo passar um dia inteiro em Óbidos, pois, caso contrário, a visita pode saber-vos a pouco. Óbidos não é só passar pelos seus pontos interesse. É também as experiências (provar ginjinha de Óbidos, por exemplo) e percorrer as suas ruas sem grande destino em mente. Prometo que vão encontrar uns quantos cantinhos catitas, sem ser necessário procurar muito.
De qualquer forma, Óbidos é uma excelente localização para pernoitar se quiserem conhecer mais da região envolvente. Por isso, sugiro até passar mais do que um dia em Óbidos. Deste modo, terão a oportunidade de conhecer outros locais relativamente perto, tais como Caldas da Rainha (17 min de carro), Nazaré (35 min) ou Peniche (30 min), por exemplo.
💡 DICA EXTRA: Ficar hospedado em Óbidos tem uma vantagem adicional face a visitar a vila numa day trip, pois irá permitir-vos ver a cidade mais ao início/fim do dia, quando a maioria das pessoas e excursões tiver já saído da vila.
Vale a pena visitar Óbidos?
Óbidos é, muito provavelmente, um dos sítios mais giros e carismáticos de Portugal. A vila parece saída de um conto de fadas. É um local que está repleto de surpresas e cantinhos fotogénicos.
Além disso, visitar Óbidos é uma viagem no tempo e o local perfeito para aprender um pouco mais sobre a história de Portugal. Por isso, a resposta é SIM! Vale bem a pena visitar Óbidos!
Como chegar a Óbidos?
É muito fácil chegar de carro a Óbidos desde as principais cidades de Portugal. Por exemplo, a viagem de carro desde o Porto demora 2h20 e desde Lisboa cerca de 1h10. A vila de Óbidos é, por isso, uma excelente opção de escapadinha.
No entanto, mesmo que não tenham carro, podem viajar até Óbidos de outra forma. Existem algumas opções de transportes disponíveis (ainda que a opção que serve o Porto não seja muito prática):
- Desde o Porto: autocarro até Caldas da Rainha pela Rede Expressos. Desde Caldas da Rainha, podem apanhar um táxi ou recorrer aos autocarros locais
- Desde Lisboa: autocarro da Rodoviária do Oeste. O serviço existe com frequência, partindo do Campo Grande. A viagem demora cerca de 1 hora. A paragem em Óbidos fica bastante próxima do centro histórico.
De Lisboa é também possível viajar até Óbidos de comboio, desde as estações de Sete Rios, Entrecampos ou Santa Apolónia. No entanto, face à maior duração da viagem e à distância da estação de comboios ao centro histórico, dificilmente compensa.
Onde estacionar em Óbidos
Apesar das principais atrações de Óbidos estarem localizadas no interior das muralhas, o estacionamento deve ser feito no exterior, pois o trânsito no interior da vila é bastante restrito.
Existem alguns parques de estacionamento (maioritariamente pagos) relativamente próximos da entrada da vila muralhada. Estes são alguns dos estacionamentos que recomendo:
- Junto ao Posto de Turismo
- Junto ao Aqueduto de Óbidos
- Junto à Praça da Criatividade
Alojamentos em Óbidos
Dada a popularidade de Óbidos, existem várias opções de alojamento em Óbidos. Embora ficar hospedado no interior da vila medieval seja mais especial, tem o inconveniente de ser mais difícil para estacionar (caso estejam a viajar de carro) e de transportar malas de trolley.
Assim, sugiro que tenham em consideração as vantagens de ficar hospedado no interior ou exterior das muralhas de Óbidos.
Uma vez que visitei Óbidos quando estava alojada nas Caldas da Rainha, acabei por não experimentar nenhum alojamento lá. Posso, de qualquer forma, indicar-vos o sítio onde fiquei em Caldas da Rainha, até porque gostei bastante.
Fiquei num apartamento do Bordallo’s Prime Apartments. Estes apartamentos estão inseridos num prédio recentemente recuperado e tem uma localização excelente 😊.
Apesar de ter reservado o apartamento para 2 pessoas, o mesmo tinha ainda 2 camas adicionais em regime de beliche. Os apartamentos da Bordallo’s Prime Apartments dispõem ainda de uma sala e de uma pequena cozinha, totalmente equipada.
De qualquer forma, partilho convosco algumas opções de alojamento em Óbidos:
💼 SEGURO DE VIAGEM: Os imprevistos acontecem em qualquer parte do mundo e, por isso, recomendo comprar sempre seguro de viagem. Uso frequentemente a Heymondo que apresenta das coberturas mais altas no mercado e com preços imbatíveis. Para além da cobertura de despesas médicas, o seguro da Heymondo inclui ainda cobertura em caso de perda ou roubo de bagagem, equipamentos eletrónicos, entre outros. Além disso, têm um serviço de atendimento permanente em português através da sua App. Por serem leitores do blogue, têm 5% de desconto na compra dos seguros Heymondo. A compra deve ser feita através deste link, sendo que o preço que aparece no site já inclui o desconto.
O que visitar em Óbidos
Antes de partilhar convosco os locais a visitar em Óbidos, deixo aqui um mapa de Óbidos para vos ajudar a planear a viagem por esta vila encantada.
» Aqueduto de Óbidos
Ainda antes de entrar na vila muralhada de Óbidos, sugiro que parem para apreciar o imponente Aqueduto de Óbidos. É também conhecido como Aqueduto da Usseira e tem cerca de 3 km, tendo sido mandado construir no final do século XVI.
» Castelo de Óbidos
O principal ponto de interesse de Óbidos é, sem dúvida, o seu castelo e tudo o que está no interior das muralhas. Aliás, a maioria dos sítios que indico a seguir estão localizados no interior do castelo.
Atualmente, o castelo de Óbidos é um hotel e restaurante – Pousada Castelo de Óbidos. Mesmo assim, é possível visitar o pátio interior do castelo.
» Porta da Vila
Está, então, na hora de entrar na vila medieval/castelo de Óbidos. Sugiro que o façam pela Porta da Vila. Esta é a mais emblemática porta de entrada para o interior das muralhas.
Atentem nos azulejos azuis e brancos que marcam a capela-oratório de Nossa Senhora da Piedade – santa padroeira de Óbidos. É um dos sítios mais bonitos da vila e, além disso, costuma ser um local bastante animado, pois é habitual estar por lá um músico que anima quem por ali entra.
» Igreja de São Pedro
Visitem também a Igreja de São Pedro – uma pequena igreja construída no século XII – XIV. Resta pouco da construção inicial (até porque a igreja sofreu muito com o terramoto de Lisboa em 1755), mas vale a pena espreitar o seu interior.
» Rua Direita
Da igreja seguimos para uma das melhores coisas a fazer em Óbidos – percorrer as suas ruas. A rua mais famosa da vila é a Rua Direita. Vai ser difícil não ter vontade de parar nas várias lojinhas e cafés que por ali existem.
Muitas das casas têm decorações engraçadas, a maioria extremamente convidativas. Este é um excelente local para provar a famosa Ginja de Óbidos servida em copo de chocolate, comprar algum artesanato local ou ‘matar’ a fome.
💡 DICA EXTRA: Aproveitem por explorar as ruas adjacentes. Muitas vezes, estas irão ter menos turistas e têm cantinhos igualmente fotogénicos.
» Museu Municipal de Óbidos
Se são apreciadores de arte sacra, então podem adicionar o Museu Municipal de Óbidos à vossa lista do que fazer em Óbidos. A obra mais conhecida no museu é um quadro assinado pela pintora Josefa d’Óbidos, datado do século XVII.
📝 INFORMAÇÃO ÚTIL: O Museu Municipal de Óbidos funcionada de terça a domingo das 9h30 às 13h e das 14h às 17h30. Consultem os horários mais atualizados no site da Câmara Municipal de Óbidos.
» Igreja da Misericórdia
Existem várias igrejas que merecem a nossa atenção na vila de Óbidos e a Igreja da Misericórdia é uma delas. O exterior despojado desta igreja nada faz antever o seu bonito interior coberto a azulejos azuis e brancos. A entrada é grátis.
» Igreja Matriz de Santa Maria
A não perder também é a principal igreja da vila. Fundada no início do século XII, há quem considere que esta igreja tem origem no período visigótico, tendo chegado posteriormente a ser uma mesquita nos anos da ocupação muçulmana de Portugal.
Se os painéis de azulejos na parte lateral da igreja são surpreendentes na Igreja da Misericórdia, esperem até entrar na Igreja Matriz. A entrada é gratuita.
» Baloiço de Óbidos
Óbidos também já aderiu à moda dos baloiços e tem um localizado numa zona alta dentro da muralha. O baloiço é simples, mas tem vistas panorâmicas sobre a vila. Tenho a certeza que vai dar umas quantas fotos para mais tarde recordar 🥰.
» Muralha de Óbidos
Sugiro terminar a visita ao Castelo de Óbidos, subindo ao topo das muralhas. Vão ter uma perspetiva sem igual da vila e das fantásticas ruas e ruelas.
É possível caminhar sobre as muralhas de Óbidos, sendo que o percurso ida e volta dista cerca de 1.5 km. Além disso, esta é uma atividade totalmente gratuita. Existem algumas escadas que dão acesso às muralhas, sendo que a maioria não tem qualquer proteção pelo que convém subir/descer com cuidado.
» Santuário Senhor da Pedra
A alguns minutos de carro do centro histórico de Óbidos, na estrada que liga Óbidos a Caldas da Rainha, sugiro também uma curta visita ao Santuário Senhor da Pedra.
Data do século XVIII e existem várias lendas associadas à sua construção. No entanto, todas têm um ponto em comum: o Senhor da Pedra ajudava contra maus anos agrícolas e doenças.
» Lagoa de Óbidos
A Lagoa de Óbidos é um dos segredos mais bem guardados da região e, aliás, muitos dos turistas que visitam a vila medieval acabam por não passar aqui sequer.
É uma excelente opção para fugir das multidões e apreciar a natureza no seu esplendor. A lagoa comunica com o oceano e é um espaço extremamente agradável para um passeio.
O que visitar perto de Óbidos
Outra vantagem de visitar Óbidos é a sua proximidade de outros locais incríveis na região. Desta forma, deixo aqui algumas sugestões de locais adicionais que podem visitar a partir de Óbidos:
- Peniche (30 min de carro)
- Caldas da Rainha (20 min de carro)
- Praias do Oeste (por exemplo, Foz do Arelho ou Rei Cortiço)
- São Martinho do Porto (25 min de carro)
- Nazaré (35 min de carro)
- Alcobaça (35 min de carro)
Alcobaça pouco tem para visitar a não ser o seu incrível Mosteiro, não fosse este uma das 7 Maravilhas de Portugal. O bilhete para visitar custa 10€, mas é grátis aos domingos e feriados para todos os residentes em Portugal. Podem consultar o horário mais atualizado aqui.
- Batalha (50 min de carro)
À semelhança de Alcobaça, a Batalha é maioritariamente conhecida pelo seu Mosteiro, também uma das 7 Maravilhas de Portugal. O preço dos bilhetes é idêntico, sendo também grátis aos domingos e feriados. A informação acerca dos horários pode ser consultada aqui.
Restaurantes perto de Óbidos
- [Óbidos] O Caldeirão (€€): localizado fora das muralhas, com comida tradicional portuguesa bem saborosa.
- [Caldas da Rainha] Solar dos Amigos (€€): um restaurante bastante conhecido na zona em que a especialidade são carnes grelhadas. Recomendo reservarem com antecedência já que o restaurante é muito concorrido. O atendimento foi impecável e o espaço é absolutamente amoroso
- [Nazaré] Rosa dos Ventos (€€€): apesar da sua dimensão reduzida, come-se ótimo peixe neste espaço. Mas isso já não é surpresa para a Nazaré 😊
- [Alcobaça] António Padeiro (€€€): restaurante mais intimista e com comida deliciosa. O pratinho de entradas é absolutamente divinal e o polvo com batata-doce também!
Disclaimer: este post pode conter alguns links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se comprarem através dos meus links. Isto não representa qualquer custo adicional para vocês e é uma forma de apoiarem o meu trabalho no blog😊