Pompeia é um dos sítios mais intrigantes em Itália. É uma verdadeira viagem no tempo e um lugar imperdível no sul de Itália. Continuem, então, a ler para descobrir tudo o que devem saber antes de visitar Pompeia.
A cidade de Pompeia, que chegou a pertencer ao Império Romano, é famosa, pois foi totalmente destruída por uma erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.. O que a torna tão especial é que as cinzas, que cobriram a cidade na sua totalidade, fizeram com que esta se mantivesse preservada durante mais de 1000 anos.
Só no século XVI é que Pompeia seria encontrada debaixo das cinzas. Esta descoberta seria um achado, dando acesso privilegiado e bastante detalhado de como seria a vida no tempo da Roma Antiga. O facto da cidade ter ficado “sepultada” durante tantos anos permitiu uma preservação excelente dos artefactos e construções da altura.
O Parque Arqueológico de Pompeia conta com cerca de 2,5 milhões de visitantes por ano. É fácil entender o motivo para este ser um dos locais mais visitados em Itália. Afinal, Pompeia é quase como que uma janela que nos permite viajar no tempo. A cidade ficou “congelada” todos aqueles anos e está ali agora para aprendermos mais sobre como era a vida na altura.
Como seria de esperar, Pompeia é Património Mundial da UNESCO. Assim, explorar Pompeia devia ser quase obrigatório, pelo menos uma vez na vida.
Ao longo deste artigo, pretendo ajudar-vos a planear melhor a vossa visita a Pompeia, dando algumas dicas sobre:
- Como chegar a Pompeia
- Melhor sítio para ficar para visitar Pompeia
- Quanto custa visitar Pompeia
- O que visitar em Pompeia
- Quanto tempo é necessário para visitar Pompeia
- Melhor altura para visitar Pompeia
Qual a história de Pompeia?
Na verdade, a história de Pompeia começa bem antes do Império Romano. A cidade foi fundada no século VII a.C. por povos da Itália central. Só anos mais tarde é que pertenceria ao Império Romano, tendo chegado a viver lá cerca de 20.000 pessoas.
Apesar desta ser uma zona onde os terramotos eram frequentes, a fertilidade do solo fez com que, durante tantos anos, a cidade fosse procurada pelas várias populações. Aliás, chegou mesmo a existir um terramoto enorme que destruiu uma boa parte da cidade e, consequentemente, levou a que muitos dos seus habitantes abandonassem Pompeia.
No entanto, houve outro grupo de habitantes que ficou em Pompeia para recuperar a cidade. E seria uma grande maioria das pessoas desse grupo que iria ser vítima da fatídica erupção do Vesúvio em 79 d.C..
A erupção em Pompeia espalhou uma nuvem de rochas, cinzas e fumo, que rapidamente atingiram a cidade. Aliás, ao contrário do que muitos filmes nos mostram, Pompeia não foi atingida por lava, mas sim por este fluxo piroclástico que atingiu a cidade a temperaturas elevadíssimas, provocando a morte dos habitantes da cidade pela inalação das cinzas quentes.
Entretanto, passaram-se séculos até Pompeia voltar a ser descoberta debaixo de todos os materiais que a cobriram e permitiram que tudo ficasse intacto durante tantos anos. Foi apenas no final do século XVI, quando se faziam escavações para a construção de um canal subterrâneo, que se descobriria acidentalmente vestígios desta antiga cidade.
No entanto, apenas nos séculos XVIII e XIX é que escavações mais profissionais teriam início. Aliás, foi nessa altura que o arqueólogo Giuseppe Fiorelli desenvolveu a técnica que deu origem aos famosos “corpos de Pompeia”.
Quando se fala de Pompeia, habitualmente surgem imagens dos corpos petrificados na sua última posição. No entanto, esses corpos não são os corpos das vítimas de Pompeia. Na realidade, esses corpos são um molde feito à base de gesso. Este gesso foi injetado nas cavidades que se criaram no espaço onde os habitantes de Pompeia morreram.
O formato de muitos destes corpos é absolutamente impactante, pois permite-nos observar, na perfeição, em que posição estavam as vítimas de Pompeia no preciso momento em que deram o seu último suspiro.
Onde fica localizada Pompeia?
Pompeia fica localizada bastante perto de Nápoles, no sul de Itália. A cidade de Nápoles está localizada a menos de 30 km das ruínas de Pompeia. Aliás, é bastante comum combinar uma visita a Nápoles com uma day trip a Pompeia. Isto até porque é muito fácil (e relativamente rápido) viajar entre estas duas cidades, mesmo de transportes públicos (mais sobre isso de seguida!).
No entanto, ainda que seja mais distante, há muitas pessoas que também decidem visitar Pompeia desde Roma. A distância entre Roma e Pompeia é de cerca de 250 km.
💡 DICA EXTRA: Se vão viajar até Pompeia com mochilas grandes (ou mesmo malas), fica a dica que existem dimensões máximas das mochilas com as quais é permitido entrar no recinto. Podem guardar as mochilas nas portas de entrada de Pompeia ou, alternativamente, na estação de comboio Pompei Scavi.
Vale a pena visitar Pompeia?
Quer percebam muito ou pouco de história ou de arqueologia, uma coisa é certa: apesar de ter resultado de uma tragédia, Pompeia é um verdadeiro tesouro que nos permite ter uma visão sem igual como era a vida naquele local há mais de 1000 anos. Há poucos sítios no mundo que nos permitem viajar até ao passado com tanta precisão.
Não sei quanto a vocês, mas eu acho isso absolutamente fascinante! E atenção que não sou grande conhecedora de história e, muito menos, de arqueologia.
Visitar Pompeia devia ser obrigatório pelo menos uma vez na vida, sendo uma ótima adição a qualquer roteiro pelo sul de Itália, por exemplo.
Contudo, apesar de valer sempre a pena conhecer Pompeia, para tirar mais partido da visita, sugiro marcar uma visita guiada ao recinto. Por exemplo, eu reservei esta tour de 2 horas com um arqueologista especializado e acho que fez uma diferença enorme 🥰.
Qual a melhor altura do ano para visitar Pompeia?
A cidade de Pompeia está aberta durante quase todos os dias do ano. Assim, qualquer altura do ano é uma boa altura para visitar as fantásticas ruínas de Pompeia.
No entanto, esta região de Itália é conhecida por temperaturas excessivamente elevadas no verão. Uma vez que o recinto é muito amplo e tem pouquíssimas sombras (as poucas existentes são dentro das casas), esta pode não ser a altura mais agradável para visitar Pompeia.
De qualquer forma, é precisamente no verão que o recinto recebe mais visitas. Deste modo, não é impossível visitar Pompeia no verão. Simplesmente devem tomar algumas precauções, tais como:
- Levar óculos de sol e boné/chapéu
- Transportar bastante água para garantir a hidratação adequada
- Usar protetor solar e roupa que proteja do sol
- Levar calçado confortável
Por exemplo, eu optei por visitar em janeiro e tive bastante azar com o tempo. Para além de estar a chuviscar durante toda a visita, estava muito frio e fortes rajadas de vento, o que tornou a visita menos agradável (exatamente pelas razões contrárias que acabei de indicar 😁).
Como chegar a Pompeia?
Pompeia fica localizada na região de Campânia, no sul de Itália. As cidades maiores localizadas mais perto de Pompeia são Roma e Nápoles, sendo que Nápoles é significativamente mais perto. Para além da opção mais cómoda de viajar de carro até Pompeia, vou explicar de seguida, como chegar a Pompeia de transportes públicos.
Visitar Pompeia desde Nápoles
Nápoles está somente localizada a 30 km de Pompeia. A forma mais simples de chegar a Pompeia desde Nápoles é através do comboio Circumvesuviana com direção a Sorrento, sendo que a viagem demora cerca de 30 minutos.
Podem apanhar este comboio em duas estações em Nápoles: na estação central de Nápoles (Garibaldi) ou em Porta Nolana. Nos meses com mais turismo, sugiro apanhar o comboio na estação Porta Nolana, pois é aqui que a viagem inicia, o que vos aumenta a probabilidade de conseguirem um lugar sentado.
Os comboios mais parecem um metro e alguns estão em bastante mau estado. No entanto, a viagem é relativamente curta, pelo que este pormenor pouco interessa 😜.
O bilhete para o comboio deve ser comprado diretamente na estação de comboios e custa 3,3€ (no meu caso, apenas aceitavam dinheiro). Do que percebi, parece que existe uma App que também permite a compra destes bilhetes, mas acabei por não usar.
Após 30 minutos de viagem com o Vesúvio cada vez mais próximo, devem sair na estação Pompei Scavi – Villa dei Misteri. A estação de comboio é bastante pequena e fica a apenas 2 minutos a pé da entrada de Pompeia de Porta Marina. Quando visitei, baseei-me nos horários deste site que estavam corretos na altura.
Para regressar a Nápoles, podem fazê-lo diretamente desde esta estação, onde podem adquirir os vossos bilhetes de regresso. A estação tem casa de banho e um pequeno café, onde podem comprar alguns snacks. Também existe um espaço para deixar malas nesta estação, caso tenham interesse.
💡 DICA EXTRA: Mal entrei na estação, tentaram vender-me bilhetes para visitar Pompeia. Caso ainda não tenham comprado os bilhetes, façam-no apenas na bilheteira oficial, que fica a poucos metros da estação de comboio.
Por fim, se não se querem chatear com a logística de apanhar comboios e preferem uma viagem mais tranquila, recomendo esta tour de meio dia a Pompeia, com partida em Nápoles. Há também a opção que inclui a visita ao Monte Vesúvio, o que é também uma atividade bastante interessante.
Visitar Pompeia desde Roma
A viagem de Roma para Pompeia é um pouco mais demorada, mas também se faz com relativa facilidade, especialmente se recorrermos aos comboios.
Uma das hipóteses existentes é apanhar um dos comboios de alta velocidade da Trenitalia que liga Roma Termini a Napoli Centrale. Apesar das cidades distarem mais de 200 km, há comboios que fazem a viagem em apenas 1h15.
O preço desta viagem de comboio rápido é ligeiramente superior às outras opções mais demoradas e começa nos 25€. Sugiro comprar o bilhete antecipadamente para garantir os melhores preços. Existem vários horários disponíveis diariamente.
💡 DICA EXTRA: Sugiro que consultem também os preços dos bilhetes dos comboios rápidos que ligam Roma Termini a Napoli Centrale da Italo, pois, por vezes, têm preços mais competitivos que a Trenitalia.
Chegando a Nápoles, é seguir os passos indicados acima para chegar de Nápoles a Pompeia, i.e. apanhar o comboio da linha Circumvesuviana com destino a Sorrento e sair em Pompei Scavi. No total, se optarem pelos comboios rápidos, esta viagem dura cerca de 2 horas.
Recentemente, foi também lançada uma rota direta entre Roma e Pompeia num comboio de alta velocidade da Trenitalia. No entanto, este serviço existe apenas nos meses de verão e no terceiro domingo de cada mês. É importante também indicar que este comboio, ao contrário do Circumvesuviana, para na estação de comboio de Pompeia e não em Pompei Scavi.
Caso não se queiram aborrecer com trocas entre transportes e ter uma viagem sem grandes preocupações, então sugiro algumas tours que incluem a visita a Pompeia desde Roma:
- Transfer de Roma para Pompeia – para além do transporte, esta tour já inclui os bilhetes para visitar Pompeia
- Transfer de Roma para Pompeia com visita guiada de Pompeia e almoço – esta opção, para além do transporte e bilhetes de entrada em Pompeia, inclui também a visita guiada às ruínas e almoço
- Day trip desde Roma com visita a Pompeia, costa Amalfitana e Positano – tour bastante popular de 13 horas para visitar algumas das principais atrações da região de Campânia, para além de Pompeia. Inclui transporte de/para Roma e também os bilhetes de entrada em Pompeia
Quanto tempo é recomendado para visitar Pompeia?
O complexo de Pompeia é enorme, tendo cerca de 12 km² de extensão. Aliás, existem diferentes tipologias de bilhetes, em que uns incluem mais áreas do que outros.
Assim, a resposta a esta pergunta é bastante complexa. Se são enormes fãs deste tipo de sítios e aficionados de arqueologia/história, poderiam passar dias em Pompeia para ver tudo o que há para ver.
No entanto, a maioria das pessoas não tem dias para visitar Pompeia e também não pretende ver tudo ao mais ínfimo pormenor. Logo, a duração ideal para conhecer Pompeia é entre meio dia a um dia inteiro (já incluindo a deslocação de Nápoles, caso optem por ficar lá alojados).
Por exemplo, no meu caso, acabei por estar apenas meio dia (cerca de 2h30) em Pompeia. Consegui visitar alguns dos principais pontos de interesse e achei que era uma boa duração da visita para quem não é muito entendido no assunto.
Como funcionam os bilhetes de entrada para Pompeia?
Existem várias hipóteses para comprar bilhetes para Pompeia:
- Pompeii +: custa 22€, é válido por 1 dia e dá acesso à cidade de Pompeia e vilas suburbanas
- Pompeii Express: 18€ e tem validade de 1 dia, dá acesso apenas à cidade de Pompeia
- 3 Days: 26€ e é válido durante 3 dias e dá acesso a vários sítios para além da cidade de Pompeia e inclui ainda o autocarro shuttle entre as várias localizações
💡 DICA EXTRA: Alguns dos sítios incluídos no passe de 3 dias, podem ser pagos de forma individual (cada um custa 8€). Face ao preço dos restantes bilhetes, a não ser que apenas queiram ver apenas um deles, dificilmente esta opção compensa.
No mapa abaixo (disponibilizado no site oficial), é bastante simples de perceber a diferença entre os vários tipos de bilhetes:
Os bilhetes podem ser adquiridos no recinto, numa das várias entradas existentes. No entanto, recomendo vivamente que comprem o bilhete no site oficial de Pompeia com alguma antecedência para fugir às filas que, especialmente durante a época alta, se podem tornar excessivamente longas.
Os preços mais atualizados podem (e devem!) ser consultados no site oficial.
💡 DICA EXTRA: No primeiro domingo de cada mês, a entrada em Pompeia é gratuita. Estes bilhetes podem ser adquiridos nas bilheteiras na entrada. Alerto apenas que, neste caso, o número de visitantes tem um limite. Além disso, os bilhetes são grátis para visitantes até aos 18 anos e têm um preço reduzido para visitantes até aos 24 anos.
Vale a pena marcar uma visita guiada de Pompeia?
Se são como eu e não percebem muito sobre arqueologia e/ou história, então, recomendo bastante agendar uma visita guia a Pompeia. É verdade que esta opção encarece um pouco a visita, mas acreditem que vos vai permitir tirar muito mais partido da mesma.
Em primeiro lugar, o recinto das ruínas de Pompeia é enorme. Logo aqui, podem ter alguma dificuldade em escolher quais os locais que devem visitar. Ao visitarem com um guia, ele vai levar-vos aos sítios mais relevantes, tirando-vos a indecisão sobre quais locais visitar.
Por outro lado, o complexo tem pouquíssimas explicações ao longo do percurso. Assim, visitar com guia é certamente a opção que vos irá permitir aprender mais sobre a história de Pompeia.
Além disso, o guia vai chamar-vos atenção para pormenores que dificilmente se aperceberiam ao visitarem sozinhos.
Eu marquei esta tour guiada de 2 horas em Pompeia com um arqueologista por 50€ e adorei. A guia demonstrou, em todos os momentos, bastante conhecimento sobre a história de Pompeia e as suas explicações foram fundamentais para aproveitar melhor as ruínas de Pompeia. Sinto que, sem guia, teria terminado a visita sem saber metade do que aprendi.
Além disso, o grupo era relativamente pequeno (cerca de 20 pessoas), o que permitiu também perceber melhor cada uma das explicações. O preço da tour já incluía a entrada em Pompeia e, no final da tour, tínhamos a opção de ficar no recinto o tempo adicional que pretendêssemos 😄.
Qual o horário de funcionamento de Pompeia?
Um detalhe para o qual é importante prestar atenção é o horário de funcionamento do recinto das ruínas de Pompeia. Em primeiro lugar, pois o horário varia consoante a altura do ano. O mesmo abre sempre às 9h, no entanto, de abril a outubro fecha às 19h e nos restantes meses, fecha às 17h.
Além disso, os pontos de interesse no interior de recinto, têm diferentes horários de funcionamento face às entradas principais de Pompeia. Por isso, se fazem questão de visitar algum local em específico em Pompeia, confirmem atempadamente o horário de abertura, para evitar desilusões.
Podem encontrar toda a informação mais atualizada sobre os horários de funcionamento de Pompeia aqui.
💼 SEGURO DE VIAGEM: Os imprevistos acontecem em qualquer parte do mundo e, por isso, recomendo comprar sempre seguro de viagem. Uso frequentemente a Heymondo que apresenta das coberturas mais altas no mercado e com preços imbatíveis. Para além da cobertura de despesas médicas, o seguro da Heymondo inclui ainda cobertura em caso de perda ou roubo de bagagem, equipamentos eletrónicos, entre outros. Além disso, têm um serviço de atendimento permanente em português através da sua App. Por serem leitores do blogue, têm 5% de desconto na compra dos seguros Heymondo. A compra deve ser feita através deste link, sendo que o preço que aparece no site já inclui o desconto.
Qual a melhor entrada em Pompeia?
Existem 3 entradas no recinto de Pompeia: Porta Marina, Piazza Anfiteatro e Piazza Esedra. A escolha da melhor entrada para visitar Pompeia depende de vários fatores.
No entanto, se planeiam chegar a Pompeia de comboio da linha Circumvesuviana, sem dúvida, que a melhor entrada é a Porta Marina, pois é a que fica mais próxima da estação de comboio.
Mesmo que estejam a viajar de carro, a Porta Marina é capaz de ser a melhor opção, pois podem aproveitar para estacionar neste parque.
Onde ficar quando visitarem Pompeia?
Uma das opções mais populares é visitar Pompeia enquanto se está alojado em Nápoles. Foi exatamente isso que fiz e recomendo imenso, já que a viagem entre Nápoles e Pompeia é rápida.
Em Nápoles, escolhi um alojamento bastante central e relativamente moderno, com uma excelente relação qualidade-preço – Domus Sansevero. Para visitar Nápoles foi perfeito, pois estava mesmo no centro histórico da cidade.
Para visitar Pompeia, este alojamento é também uma excelente opção, pois fica relativamente perto da estação onde é possível apanhar o comboio até Pompeia (1.6 km a pé).
Mesmo assim, caso prefiram, existem algumas opções de alojamento em Pompeia, que podem também considerar se pretenderem ficar mais tempo perto do parque arqueológico.
O que visitar em Pompeia?
Conforme já tive oportunidade de ir mencionando ao longo do artigo, Pompeia é um complexo enorme e dificilmente será possível visitar a sua totalidade num só dia, quanto mais em algumas horas.
Deste modo, não é, de todo, descabido pesquisar de antemão locais que gostariam mesmo de visitar em Pompeia para garantir que, pelo menos, conseguem visitar esses.
Assim, deixo aqui algumas sugestões dos locais que me pareceram mais interessantes em Pompeia. Denoto que não tive oportunidade de visitar todos desta lista, mas fica, mesmo assim, a sugestão de alguns dos melhores locais a visitar em Pompeia:
- Basílica – apesar do seu nome, não se tratava de um local religioso, mas sim de um espaço onde se faziam os negócios na cidade e também se aplicava a justiça;
- Fórum Civil – centro civil da antiga cidade de Pompeia e um dos locais mais importantes;
- Templo de Júpiter – em dias soalheiros, daqui tem-se um enquadramento perfeito do Vesúvio;
- Banhos Stabian – dos exemplos mais antigos de banhos romanos no mundo;
- Termopólio – existem alguns espalhados pelo recinto, sendo que este é o local onde se comercializavam bebidas e comida, especialmente dedicados à classe mais baixa dos habitantes de Pompeia;
- Templo Augusta Fortuna
- Casa da Fonte Grande – um dos locais mais bonitos em Pompeia devido à fonte decorada com mosaicos que lá existe;
- Casa do Urso Ferido – tem também uma fonte que vale a pena admirar;
- Casa do Príncipe de Nápoles
- Casa dos Vettii
- Lupanar (bordel) – um dos sítios mais engraçados de Pompeia. Era aqui o bordel da cidade e, para além de serem visíveis os pequenos quartos, existem também várias pinturas eróticas nas paredes;
- Teatro Grande
- Anfiteatro – um dos anfiteatros romanos mais antigos que ainda existe atualmente
Por fim, há que falar dos famosos corpos de Pompeia. Eles são visíveis em alguns pontos do recinto (um dos locais mais populares é o Jardim dos Fugitivos), mas podem também ser admirados no Antiquarium – um museu no interior de Pompeia.
Espero, então, que tenham ficado com vontade de visitar Pompeia e que este artigo vos tenha ajudado na organização de uma viagem lá.
Disclaimer: este post pode conter alguns links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se comprarem através dos meus links. Isto não representa qualquer custo adicional para vocês e é uma forma de apoiarem o meu trabalho no blog😊