O Valley of Fire é provavelmente uma das melhores day trips a partir de Las Vegas. Desde pequenos trilhos, a paisagens em tons rosa e avermelhados, a estradas cénicas, visitar o Valley of Fire é garantia de um dia bem passado. Ao longo deste artigo, poderão encontrar as melhores coisas para fazer no Valley of Fire, bem como todas as dicas para planear uma viagem a este parque.
O parque Valley of Fire (‘Vale do Fogo’ em português) tem este nome devido às formações rochosas ali existentes. Estas apresentam uma cor avermelhada que, quando o sol incide fortemente, quase parece que estão a arder. As formações rochosas são de arenito azteca e originárias do período Jurássico.
Visitar o Valley of Fire State Park é uma das atividades mais populares no estado do Nevada até porque fica a cerca de 1 hora de carro da cidade frenética de Las Vegas. Os principais locais do parque podem ser visitados em apenas algumas horas (e sem grandes caminhadas!), mas é também possível passar um dia inteiro no parque.
Fundado em 1935, este é o maior e mais antigo parque estatal do Nevada e tem mais de 40.000 hectares. No interior do parque, há várias formações rochosas interessantes, petróglifos, estradas cénicas, trilhos divertidos e a lista poderia continuar. Por isso, continuem a ler o artigo para ficarem a conhecer o que fazer no Valley of Fire.
Adicionalmente, neste artigo irão também encontrar outra informação relevante para organizar uma viagem ao Valley of Fire, nomeadamente:
- Melhor altura do ano para visitar o Valley of Fire
- Quanto tempo é preciso para visitar o Valley of Fire
- Onde ficar alojado para visitar o Valley of Fire
- Melhores trilhos no Valley of Fire
- Quanto custa a entrada no Valley of Fire
Onde fica o Valley of Fire State Park?
O Valley of Fire State Park fica localizado no Moapa Valley, no estado do Nevada e fica bastante perto de Las Vegas. De Las Vegas até ao Valley of Fire são cerca de 74 km (46 milhas) e a viagem, sem trânsito, demora menos de 1 hora.
Vale a pena visitar o Valley of Fire?
Ainda que possa não ser um parque de tão grandes dimensões como alguns dos parques nacionais nos Estados Unidos, o Valley of Fire é muito bonito e, curiosamente, divertido. Não sei bem explicar bem o motivo, mas a verdade é que me diverti imenso neste parque 😁. Os trilhos não são muito exigentes e as paisagens são absolutamente arrebatadoras.
O facto deste parque ser mais pequeno, permite que seja possível visitar uma grande parte do mesmo de forma calma e sem grandes pressas. Por isso, sem dúvida que sou da opinião que vale muito a pena visitar o Valley of Fire.
Qual a melhor altura para visitar o Valley of Fire?
Uma vez que este parque fica inserido no Deserto Mojave, as temperaturas no verão são bastante elevadas. É habitual as temperaturas chegarem ou até ultrapassarem os 40 °C nesta época do ano. Devido ao calor excessivo que se faz sentir no verão no Valley of Fire, alguns dos trilhos (nomeadamente o Seven Wonders Loop, um dos mais populares) estão interditos, devido ao risco de desidratação severa.
Assim, os melhores meses para visitar o Valley of Fire são março a maio (primavera) e outubro a novembro (outono). Durante esta altura do ano, as temperaturas são bem mais amenas e os dias mais longos, tornando a visita mais agradável. Além disso, a probabilidade de encontrarem alguns dos trilhos fechados é menor.
Por exemplo, no meu caso, visitei em meados de abril e as temperaturas já estavam bastante agradáveis (acima de 24 °C durante o dia), sem ainda estar um calor excessivo.
O inverno (dezembro a fevereiro) também não é uma altura a descartar para uma visita ao Valley of Fire, já que as temperaturas nunca chegam a ser demasiado baixas. No entanto, os dias são mais curtos, o que pode fazer com que consigam visitar menos atrações no parque.
Quantos dias são precisos para visitar o Valley of Fire?
O Valley of Fire tem cerca de 40.000 hectares, sendo um parque relativamente pequeno. Desta forma, recomendo entre meio dia a um dia inteiro para visitar o Valley of Fire. Meio dia irá permitir-vos ver alguns dos principais pontos de interesse no Valley of Fire (incluindo, pelo menos, um dos trilhos).
Por outro lado, um dia no Valley of Fire irá permitir explorar o parque de forma mais calma, dando para passar por quase todas as atrações do mesmo, incluindo mais do que um trilho. Este guia do Valley of Fire pressupõe um dia inteiro no parque! No entanto, no fim do artigo, partilharei quais os meus sítios preferidos para quem tem apenas meio dia para visitar o parque.
💡 DICA EXTRA: A minha visita ao parque começou por volta das 11h e terminou pouco depois das 18h e deu para visitar todos os pontos que vou mencionar neste artigo.
Quanto custa o bilhete de entrada no Valley of Fire?
O bilhete de entrada no Valley of Fire tem o seguinte custo:
- Carros com matrícula do Nevada: 10 USD
- Carros com outras matrículas: 15 USD
Para além dos custos com a entrada de carros, existem ainda alguns custos adicionais para quem pretende acampar no interior do parque (20 USD/25 USD para veículos com/sem matrícula do Nevada) ou quem viaja com bicicletas (2 USD por bicicleta). Sugiro a consulta do preçário mais atualizado no site oficial do Valley of Fire.
Os bilhetes podem ser comprados em qualquer uma das entradas do parque, sendo que o parque disponibiliza um mapa em papel com a compra do bilhete.
💡 DICA EXTRA: Uma vez que o Valley of Fire é um parque estatal e não um parque nacional dos EUA, o famoso passe anual do America the Beautiful não é válido aqui.
Existe rede móvel no Valley of Fire?
A rede móvel no Valley of Fire é relativamente limitada, por isso, convém ir preparado para não ter acesso à internet. Por exemplo, no meu caso, durante todo o tempo que estive no parque, raramente tive rede móvel. Assim, sugiro descarregar o mapa da zona do parque para ficar disponível em offline no Google Maps.
De qualquer forma, as atrações do parque estão bem sinalizadas e existem apenas duas estradas onde é possível conduzir no interior do Valley of Fire. Logo, o mapa de papel que dão à entrada do parque é suficiente para se orientarem quase todo o dia. Ao contrário do que costuma acontecer, foi isto fiz que nesta viagem e confesso que soube bem orientar-me por um mapa em papel 😅.
Alternativamente, existe wifi no parque, mas é pago. Os preços até são relativamente acessíveis, mas não sei até que ponto se justifica. Podem encontrar mais informações sobre o WiFi no Valley of Fire aqui.
💡 DICA EXTRA: As zonas do parque onde é mais provável conseguir ter rede móvel são as duas entradas do parque, Fire Canyon Overlook, plataforma da Atlatl Rock, o parque de estacionamento de White Domes e o parque P3.
Como chegar ao Valley of Fire State Park?
Do Valley of Fire a Las Vegas são apenas 74 km (46 milhas) de carro, demorando a viagem menos de 1 hora. Partindo de Las Vegas, a maioria do percurso é feito via autoestrada e faz-se muito bem.
Deste modo, a melhor forma de chegar ao Valley of Fire é de carro, até porque vão precisar dele para se deslocarem no interior do parque. No entanto, como a distância do Valley of Fire a Las Vegas é relativamente curta, existem várias opções de tours com partida em Las Vegas. Por exemplo, esta tour inclui pick-up no hotel em Las Vegas, transporte para o Valley of Fire, alguns snacks e ainda uma paragem rápida para admirar o Deserto Mojave.
💡 DICA EXTRA: Quando visitei o Valley of Fire, estava também a fazer uma road trip por outros parques nacionais nos Estados Unidos. Sem dúvida que alugar carro foi a melhor opção, pois deu-me imensa flexibilidade para fazer o percurso que pretendia. Aluguei um Toyota Rav4 na Avis em Los Angeles e gostei bastante do serviço. Ainda que não tenha precisado para o que visitei no Valley of Fire, acabei por pagar um pouco mais e aluguei um jipe, o que é uma excelente opção se quiserem percorrer algumas das estradas dos parques dos EUA.
Qual a melhor entrada no Valley of Fire?
Existem duas entradas possíveis no Valley of Fire, ambas localizadas na Valley of Fire Highway: West Entrance ou East Entrance. Para quem vem de Las Vegas, a entrada que faz mais sentido utilizar é a West Entrance.
💼 SEGURO DE VIAGEM: Os imprevistos acontecem em qualquer parte do mundo e, por isso, recomendo comprar sempre seguro de viagem. Uso frequentemente a Heymondo que apresenta das coberturas mais altas no mercado e com preços imbatíveis. Para além da cobertura de despesas médicas, o seguro da Heymondo inclui ainda cobertura em caso de perda ou roubo de bagagem, equipamentos eletrónicos, entre outros. Além disso, têm um serviço de atendimento permanente em português através da sua App. Por serem leitores do blogue, têm 5% de desconto na compra dos seguros Heymondo. A compra deve ser feita através deste link, sendo que o preço que aparece no site já inclui o desconto.
Qual a melhor forma de visitar o Valley of Fire?
Os transportes públicos no interior do parque são inexistentes, pelo que a melhor forma de visitar este parque é através de veículo próprio.
Para este parque, um veículo “normal” é suficiente, não sendo preciso um 4×4. No entanto, caso estejam a planear visitar outros parques nos estados vizinhos na mesma viagem, um 4×4 pode ser bastante útil.
Hotéis perto do Valley of Fire State Park
Alojamentos no exterior do Valley of Fire
Dada a proximidade da cidade de Las Vegas a este parque, uma das melhores opções para procurar alojamento perto do Valley of Fire é mesmo Las Vegas. A oferta existente na cidade é gigantesca e existem preços para todos os gostos.
Tive oportunidade de experimentar dois hotéis em Las Vegas e posso recomendar ambos. O primeiro hotel foi o Hyatt Place Las Vegas, com uma localização relativamente central, mas longe de toda a confusão. O hotel tem uma decoração um pouco antiquada, mas o quarto era muito espaçoso e tinha todas as condições para passar uma noite descansada.
O outro hotel que tive oportunidade de conhecer foi o Club Wyndham Grand Desert. Este é um resort e perfeito para estadias mais longas, já que inclui serviços como piscina e ginásio e os quartos são verdadeiros apartamentos. É relativamente mais central (ficando mais perto da Strip de Las Vegas) e tem estacionamento disponível.
De qualquer forma e uma vez que o objetivo desta noite em Las Vegas é rumar ao Valley of Fire no dia seguinte, sugiro outras opções de alojamento em Las Vegas mais longe do centro:
Alojamentos no interior do Valley of Fire
Não existem alojamentos no interior do parque. No entanto, é possível acampar no Valley of Fire State Park. Existem dois parques de campismo perto da West Entrance, sendo que lá podem encontrar local para fazer fogueiras, água, mesas de piquenique e chuveiros. Os locais de campismo devem ser reservados previamente.
Acampar no Valley of Fire custa 20 USD por veículo com matrícula do Nevada (25 USD por veículos com matrículas de outros estados) e ainda 10 USD para locais no parque que tenham conexões a outros serviços.
É possível comprar comida no Valley of Fire?
Uma dica importante ao planear uma viagem ao Valley of Fire é que é importante ter em atenção que não existe nenhum restaurante ou supermercado no interior do parque. Para melhor aproveitarem o dia no parque, sugiro levarem alguns snacks para durante o dia e um piquenique para o almoço.
Em algumas das paragens ao longo do parque, irão encontrar mesas abrigadas do sol. Foi aqui que almocei e recomendo que façam o mesmo. No mapa abaixo conseguem ver quais as zonas do parque onde é possível fazer piqueniques.
Existe também um Centro de Visitantes entre a Valley of Fire Highway e a White Domes Road (funcionamento das 9h às 16h diariamente). No entanto, neste espaço não é possível comprar comida, existindo apenas WC’s com saneamento e algumas informações relativas ao parque.
Mapa do Valley of Fire State Park
Uma vez que a rede móvel é bastante limitada no interior do parque, sugiro terem um mapa do parque sempre convosco, para além do download prévio dos mapas daquela região para offline.
O mapa que partilho abaixo será fornecido, à partida, ao entrarem no parque, mas partilho, desde já, o mesmo para melhor planearem a vossa viagem ao Valley of Fire.
11 melhores coisas a fazer no Valley of Fire
Apesar da sua pequena dimensão, o Valley of Fire é um parque muito bonito e tem atividades para todas as idades e gostos. As atividades que listo a seguir foram todas as que fiz durante a minha visita ao parque!
Esta visita foi bastante extensa e passou nos locais mais icónicos do Valley of Fire. Os vários pontos estão ordenados de forma lógica para quem vem desde Las Vegas.
De qualquer forma, no fim desta lista, deixo a minha sugestão mais reduzida de roteiro no Valley of Fire para quem tem menos tempo para visitar este parque 🤩.
01 | Beehives
O primeiro ponto no roteiro pelo Valley of Fire é logo a seguir à West Entrance. Localizado na Valley of Fire Highway, as Beehives (traduz para colmeias em português) são umas formações rochosas alaranjadas que fazem lembrar, tal como o nome indica, umas colmeias.
O estacionamento fica localizado junto à estrada e é possível ver estas formações rochosas mal saímos do carro. No entanto, sugiro “perder” ali 5 a 10 minutos a explorar estas colmeias gigantes.
02 | Atlatl Rock
Existem alguns locais onde é possível admirar arte rupestre dos Nativos Americanos no Valley of Fire e a Atlatl Rock é claramente um dos locais mais populares para esse efeito. Estes petróglifos estão localizados numa rocha com mais de 15 metros de altura, sendo que existe uma pequena escada para subir até uma zona onde estes são visíveis.
💡 DICA EXTRA: Muito perto desta rocha, podem também espreitar a Arch Rock. No entanto, confesso que não achei o Arch Rock assim tão espetacular e decidi dar-lhe apenas uma “menção honrosa” neste artigo. Antigamente era também possível visitar a Fire Cave, mas, infelizmente, o arco que a rocha formava colapsou e já não é mais visível.
03 | Seven Sisters
As Seven Sisters foram um dos meus locais preferidos no parque. No fundo, é apenas um conjunto de sete formações rochosas em tons alaranjados (daí o nome ‘Seven Sisters’) que são bastante fotogénicas. Não tem muito para ver propriamente, mas é engraçado parar lá e explorar um pouco.
04 | Elephant Rock
Muito perto da East Entrance, podem também visitar a Elephant Rock que se assemelha a um elefante. Desde o parque de estacionamento, são cerca de 300 metros ida e volta para ver esta rocha. No entanto, é possível fazer um trilho circular de cerca de 2 km (1.25 milhas) ali perto.
05 | Mouse’s Tank Road
Depois de percorrerem para sentido Este na Valley of Fire Highway, sugiro voltarem para trás em direção ao Centro de Visitantes, onde tem início a Mouse’s Tank Road (aparece no mapa oficial do parque como White Domes Road, mas como Mouse’s Tank Road no Google Maps). Esta é a estrada mais cénica no parque e onde ficam os pontos imperdíveis no Valley of Fire.
💡 DICA EXTRA: Perto do Centro de Visitantes é possível visitar a Balanced Rock. Contudo, na minha opinião, não vale a pena o esforço. O percurso para lá chegar é de cerca de 600 metros (0.4 milhas) ida e volta. Esta formação rochosa é visível, à distância do parque de estacionamento do Centro de Visitantes.
A estrada não tem saída pelo que a terão de percorrer em ambos os sentidos. O percurso num sentido é de cerca de 9 km (5.5. milhas).
Percorrer a estrada em si é obrigatório numa visita ao parque, mas recomendo também que reservem tempo para explorar as várias paragens ao longo da mesma.
Aliás, esta estrada é tão popular que uma das fotografias mais populares do Valley of Fire é tirada aqui. Existe uma pedra à qual é possível subir (sem grandes dificuldades) e de onde temos uma visão mais panorâmica da estrada. Estas são as coordenadas do local onde são tiradas a maioria das fotos.
06 | Mouse’s Tank
Uma das primeiras paragens na Mouse’s Tank Road é o trilho de Mouse’s Tank. Fazer trilhos no Valley of Fire State Park é uma das melhores opções e este trilho é prova disso 😄.
Este trilho é relativamente curto e faz-se muito bem, ainda que grande parte do percurso seja feito sobre areia e numa espécie de canyon. O nome deste trilho vem de 2 buracos ali existentes, onde se acumula água da chuva. Estes “tanques” eram usados como esconderijo por um homem que andava fugido por ter cometido alguns crimes, no final do século XIX.
Ao longo do trilho, é também possível admirar alguns petróglifos. Fiquem atentos!
Informação útil sobre o trilho
- Distância: 1.2 km (0.75 milhas) ida e volta
- Dificuldade: Fácil
- Tempo estimado: 30 minutos
- Estacionamento disponível junto ao início do trilho
07 | Rainbow Vista
O trilho do Rainbow Vista é um trilho também relativamente simples e rápido de percorrer. No final do trilho temos uma vista panorâmica do Fire Canyon, em que as pedras têm um tom ainda mais vermelho escuro.
É um trilho relativamente simples de percorrer, no entanto, existe uma parte em que é preciso um bocadinho mais de técnica para descer (e depois subir, já que o trilho não é circular) a pedra na foto abaixo.
Eu tenho muito pouco jeito para estas coisas e consegui, por isso acho que não terão dificuldade. Alerto apenas para o caso de terem mobilidade reduzida.
Informação útil sobre o trilho
- Distância: 1.6 km (1 milha) ida e volta
- Tempo estimado: 45 minutos a 1 hora
- Dificuldade: Fácil
- Estacionamento disponível junto ao início do trilho
08 | Fire Canyon Overlook/Silica Dome
Fazendo um pequeno desvio desde a Mouse’s Tank Road, podem também percorrer a Fire Canyon Road que vos leva até um miradouro do Fire Canyon. Na minha opinião não é tão espetacular como a vista que se tem do Fire Canyon desde o trilho Rainbow Vista.
No entanto, este miradouro tem mais fácil acesso (já que fica localizado junto ao parque de estacionamento) e pode ser uma boa alternativa para quem não pretende fazer o trilho ou está com o tempo limitado.
09 | Pink Canyon
O Pink Canyon é provavelmente um dos sítios mais espetaculares no Valley of Fire. Tal como seria de esperar, é um canyon relativamente estreito em tons rosados. Visitei ao fim do dia e muitas partes do canyon estavam à sombra, mas as rochas eram claramente de um tom rosa claro. É mesmo uma das melhores coisas a fazer no Valley of Fire 😍!
Ainda que seja possível aceder a partes deste canyon mesmo junto à estrada do Mouse’s Tank Road, não é permitido estacionar ao longo da estrada, pelo que a minha recomendação é que juntem a visita ao Pink Canyon com a Fire Wave no Seven Wonders Loop (mais sobre este trilho fantástico já de seguida)!
10 | Fire Wave
Outro dos locais mais fotografados no Valley of Fire é a Fire Wave. É uma paisagem em tons rosados, vermelhos e brancos que mais parece saída de outro planeta. Absolutamente imperdível numa visita ao Valley of Fire. Se puderem visitar perto do pôr do sol, as cores das formações rochosas tornam-se ainda mais vivas.
É preciso percorrer um pequeno trilho para chegar à Fire Wave, sendo que o mesmo é relativamente simples. Apesar de ser possível regressar ao estacionamento desde a Fire Wave, se tiverem algum tempo, recomendo percorrem o Seven Wonders Loop que inclui também o Pink Canyon. Mais sobre este trilho no ponto seguinte.
💡 DICA EXTRA: O trilho de ida e volta da Fire Wave é quase tão longo como o Seven Wonders Loop, pelo que esta última opção acaba por ser mais agradável, pois vemos sempre algo novo durante o percurso.
Informação útil sobre o trilho
- Distância: 2.4 km (1.5 milhas) ida e volta
- Dificuldade: Fácil
- Tempo estimado: 1 hora
- Estacionamento no parque P3 na Mouse’s Tank Road
- Estacionando o carro no parque P3, o trilho começa do lado direito da estrada, na perspetiva de quem está virado para Norte
- O trilho encontra-se encerrado de 1 de junho a 30 de setembro devido às elevadas temperaturas nessa altura do ano
11 | Seven Wonders Loop
Se apenas quiserem percorrer um trilho no Valley of Fire, então, recomendo o Seven Wonders Loop. É verdade que é o trilho mais longo no parque, mas é também aquele onde encontramos paisagens mais surpreendentes.
Apesar de algumas indicações que o trilho poderia ser um pouco exigente, achei relativamente simples de percorrer e quase não me cruzei com outros visitantes enquanto lá estava (talvez tenha ajudado ter sido a última coisa que visitei no parque).
Sendo um percurso circular, podem fazer o trilho em qualquer um dos sentidos. No entanto, sugiro iniciarem o trilho no parque de estacionamento P3 da Fire Wave e começarem por visitar a Fire Wave.
Para chegarem à Fire Wave, estacionando no parque P3 e estando virado para Norte, o trilho tem início do lado direito da estrada. Este pormenor é importante, pois no local não encontrei grandes informações das direções pelas quais seguia o trilho.
O trilho até à Fire Wave tem alguns obstáculos e piso irregular, mas achei relativamente simples de percorrer. Além disso, até à Fire Wave, o percurso era maioritariamente a descer.
Depois da visita à Fire Wave, é possível continuar em direção ao Pink Canyon. No local, existe um alerta que o trilho a partir dali é moderadamente extenuante. Fui todo o percurso com algum receio de quando ia ficar difícil ou aparecer uma subida longa e íngreme, mas tal nunca aconteceu.
Depois de visitar o Pink Canyon, é preciso atravessar a Mouse’s Tank Road para continuar o trilho em descoberta de mais umas quantas paisagens em tons pastel.
O trilho foi muito divertido e foi aqui que vi as paisagens mais bonitas do Valley of Fire. Este trilho é algo que não pode mesmo faltar na vossa lista de coisas a fazer no Valley of Fire.
Informação útil sobre o trilho
- Distância: 2.9 km (1.8 milhas) – percurso circular
- Dificuldade: Moderada
- Tempo estimado: 2 horas a 2h30
- Em algumas partes do trilho pode ser preciso um pouco mais de perícia em subir para algumas rochas, mas não achei muito complexo
💡 DICA EXTRA: No fim da Mouse’s Tank Road, é também possível percorrer o trilho White Domes Loop (1.8 km, 1.1 milhas, trilho circular), que inclui passar por canyons estreitos. O trilho é dos mais exigentes no parque e parece muito divertido. Acabei por não percorrer este trilho, mas, caso cheguem mais cedo 1 hora ao parque, é possível acrescentá-lo a este roteiro e terminar o dia aqui.
As melhores coisas a fazer no Valley of Fire para quem só tem meio dia
Se não têm um dia inteiro disponível para visitar o Valley of Fire, partilho convosco a minha sugestão de como passar meio dia no parque (das 8h às 13h, por exemplo):
- Conduzir pela Valley of Fire Highway e fazer duas paragens rápidas nos Beehives e nas Seven Sisters
- Fazer a Mouse’s Tank Road de carro
- Percorrer o trilho da Rainbow Vista com vistas sobre o fantástico Fire Canyon
- Fazer o Seven Wonders Loop, passando pela Fire Wave e pelo Pink Canyon
Dicas para percorrer trilhos no Valley of Fire
Os trilhos no Valley of Fire são muito divertidos. No entanto, dependendo das condições atmosféricas no momento da vossa visita, é preciso ter alguns cuidados. Aliás, antes de planearem a vossa visita, confirmem se o trilho que pretendem percorrer está aberto no momento da vossa visita já que alguns fecham nos meses mais quentes.
Se vão percorrer trilhos no Valley of Fire, estas são algumas das recomendações que devem ter em consideração:
- Proteger do sol com chapéu, óculos de sol, roupa clara e protetor solar
- Garantir a hidratação necessária para o decorrer do trilho
- Alguns dos trilhos têm terreno irregular e/ou areia, pelo que devem garantir que levam calçado apropriado
- Assegurar que têm comida quando entram no parque, pois não há qualquer sítio onde comprar alimentos dentro do mesmo
- Planear a visita antecipadamente de forma a evitar fazer os trilhos nas horas de maior calor
- Nos dias com menos horas de luz, calcular bem a hora de regresso do trilho, pois escurece mais cedo
- Se vão percorrer o trilho sozinhos, avisar alguém conhecido que o vão fazer
Por fim, não se esqueçam do princípio Leave No Trace (traduz para ‘não deixar qualquer rasto’), cumprindo os seus 7 princípios: preparar a visita antecipadamente, desfazer-se do lixo nos locais apropriados, deixar tudo de forma igual à que encontrámos, minimizar impactos de eventuais fogueiras, respeitar a vida selvagem, ser respeitoso para os outros visitantes e cumprir as regras para acampar.
Disclaimer: este post pode conter alguns links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se comprarem através dos meus links. Isto não representa qualquer custo adicional para vocês e é uma forma de apoiarem o meu trabalho no blog😊