Neste guia, poderão encontrar todas as dicas para organizar uma viagem de um dia no Arches National Park – um dos parques nacionais mais populares no estado do Utah, nos EUA.
Imaginem mais de 2000 formações rochosas em forma de arcos! É mesmo assim que é o Arches National Park, um dos parques nacionais mais surpreendentes e que faz parte da lista Utah’s Mighty 5 (os 5 melhores parques nacionais no estado do Utah).
Para além da sua beleza, este parque destaca-se pelos seus trilhos divertidos que nos levam a alguns dos melhores arcos no Arches National Park, como o Delicate Arch.
Neste parque, podemos admirar não apenas arcos, mas também espirais, pináculos e rochas equilibradas. A maioria destas formações rochosas resulta dos efeitos da erosão provocada pela água, gelo e temperaturas extremas, que se verificou durante mais de 100 milhões de anos.
Este parque atrai muitos visitantes, pois, para além das paisagens surpreendentes, algumas das suas atrações são facilmente acessíveis, o que torna a visita possível a pessoas com mobilidade reduzida ou menor preparação física.
Ao longo deste artigo, poderão encontrar dicas de coisas a fazer no Arches National Park, mas também outras informações úteis, tais como:
- Quanto tempo despender no Arches National Park
- Melhor altura para visitar o Arches National Park
- Hotéis perto do Arches National Park
- Melhores caminhadas no Arches National Park
- Preço de entrada para o Arches National Park
Onde fica o Arches National Park?
O Arches National Park fica localizado perto de Moab, no estado de Utah. Das principais cidades nos Estados Unidos, Salt Lake City é das cidades mais perto do Arches National Park. A viagem de carro demora cerca de 3h30 (370 km/230 mi).
Quantos dias no Arches National Park?
Um dia no Arches National Park é a duração ideal para uma primeira visita e para quem pretende visitar as principais atrações do parque, incluindo já alguns trilhos.
Para terem uma ideia, estive cerca de meio dia no parque (entrei por volta das 8h e saí pelas 15h) e deu para fazer todas as atividades que vou referir abaixo.
Contudo, se tiverem mais algum tempo disponível na região, podem acrescentar um dia ao vosso roteiro pelo Arches National Park. Se o fizerem, poderão passear pelo parque de uma forma mais calma e com menos pressas e ainda fazer visitas guiadas do Arches National Park a alguns sítios icónicos, como Fiery Furnace, por exemplo.
Melhor altura do ano para visitar o Arches National Park
Uma das melhores alturas para ir ao Arches National Park é a primavera e início do outono, já que as temperaturas tendem a ser mais amenas e o volume de visitantes é inferior.
A meteorologia no Arches National Park varia bastante ao longo do ano. Os verões tendem a ser bastante quentes, com as temperaturas muitas vezes a excederem os 37 °C. Por exemplo, se visitarem o parque nesta altura, devem ter algumas precauções extra devido ao calor, já que existem poucas sombras ao longo do parque.
Por outro lado, os invernos são mais calmos, mas bastante mais frios, com as temperaturas máximas a variarem entre os -1 °C e os 10 °C, sendo possível nevar.
Em termos da afluência de turistas, os meses mais concorridos do parque são de março a outubro. No meu caso, visitei em meados de abril e, apesar de já ter bastantes visitantes, a visita foi, ainda assim, muito agradável e sem grandes congestionamentos.
Quanto custa visitar o Arches National Park?
À semelhança de outros parques nacionais nos EUA, é preciso pagar um bilhete para entrar no Arches National Park.
Existem vários bilhetes de entrada e passes disponíveis. Por exemplo, os valores de entrada com um veículo privado são 30 USD (o preço é por veículo e não por pessoa). Existe também um passe anual que custa 55 USD.
💡 DICA EXTRA: Desde há algum tempo que foi implementado um sistema de reservas no Arches National Park. Se visitarem o parque entre 1 de abril e 31 de outubro e decidirem entrar entre as 7h e as 16h, têm de escolher previamente um horário de entrada no parque (chama-se timed entry permit), para evitar filas no momento da entrada. Cada veículo apenas precisa de um bilhete e deve ser comprado aqui. Tem um custo de 2 USD e pode ser comprado até 3 meses de antecedência.
No entanto, caso pretendam visitar outros parques nacionais nos Estados Unidos, existem outras opções que compensam mais. Um desses exemplos é o passe anual America the Beautiful. Este passe tem um custo de 80 USD por veículo e é válido durante um ano para todos os parques nacionais no país. Face ao valor médio de entrada nos vários parques, basta visitar 3 parques nacionais num ano para compensar comprar o America the Beautiful! Mais informação sobre os passes disponível aqui.
Qualquer um destes bilhetes ou passes pode ser comprado nas entradas dos vários parques nacionais. Alerto, no entanto, que algumas entradas/parques podem apenas aceitar pagamento com cartão. Podem também comprar online para reduzir o tempo na entrada do parque, mas acho que não se justifica 😉.
Caso optem por comprar o passe anual do America the Beautiful, após a compra no primeiro parque, terão de apresentar o passe e um documento de identificação ao entrarem nos parques seguintes, já que o passe é intransmissível.
Existe rede móvel no Arches National Park?
A rede móvel no Arches National Park é bastante limitada, por isso, convém ir preparado para não ter acesso à internet. Assim, sugiro fortemente descarregar o mapa da zona do parque para ficar disponível em offline no Google Maps.
Como chegar ao Arches National Park?
Este parque não fica propriamente próximo de nenhuma das grandes cidades nos EUA. Aliás, os aeroportos mais próximos do Arches National Park são os seguintes:
- Canyonlands Field (CNY) – 15 minutos de carro do parque
- Grand Junction Regional Airport (GJT) – 1h30 de carro do parque
No entanto, apesar da existência destes aeroportos, ambos são regionais, pelo que apenas têm algumas ligações internas no país e com uma frequência reduzida. Assim, a opção que poderá fazer mais sentido é voar até ao Aeroporto Internacional de Salt Lake City. De Salt Lake City ao Arches National Park são cerca de 3h40 de carro.
💡 DICA EXTRA: Quando visitei o Arches National Park, estava também a fazer uma road trip por outros parques nacionais nos Estados Unidos. Sem dúvida que alugar carro foi a melhor opção, pois deu-me imensa flexibilidade para fazer o percurso que pretendia. Aluguei um Toyota Rav4 na Avis em Los Angeles e gostei bastante do serviço. Ainda que não tenha precisado para o que visitei no Arches National Park, acabei por pagar um pouco mais e aluguei um jipe, o que é uma excelente opção se quiserem percorrer algumas das estradas dos parques nacionais dos EUA.
Como entrar no Arches National Park?
O Arches National Park tem apenas uma entrada, localizada junto à US Highway 191. Apesar do parque estar aberto 24 horas, a bilheteira à entrada não funciona 24/7. Por isso, se chegarem ao parque bastante cedo ou tarde, provavelmente não estará ninguém na entrada. Nesse caso, deverão pagar a entrada no parque (ou mostrar um passe que já tenham) no momento de saída do parque.
Qual a melhor forma de visitar o Arches National Park?
Os transportes públicos no interior do parque são inexistentes, pelo que a melhor forma de visitar este parque é através de veículo próprio. Aliás, uma das atividades imperdíveis é, desde logo, conduzir pelo Arches National Park na Arches Scenic Drive.
Este percurso tem uma distância de 31 km (19 milhas) e começa na entrada do parque e termina no início do trilho do Devils Garden. Para além do percurso ser bastante bonito (mesmo sem sair do carro!), é através deste percurso que acedemos a algumas das mais importantes atrações no Arches National Park.
Para a maioria das zonas do parque (e as que vou recomendar visitar ao longo deste artigo), um veículo “normal” é suficiente, não sendo preciso um 4×4. No entanto, existem algumas estradas no parque em que é necessário um 4×4.
No entanto, as atividades mais populares no parque não implicam ir para estas estradas, pelo que o mais provável é que um carro “normal” seja mais do que suficiente 😉.
💼 SEGURO DE VIAGEM: Os imprevistos acontecem em qualquer parte do mundo e, por isso, recomendo comprar sempre seguro de viagem. Uso frequentemente a Heymondo que apresenta das coberturas mais altas no mercado e com preços imbatíveis. Para além da cobertura de despesas médicas, o seguro da Heymondo inclui ainda cobertura em caso de perda ou roubo de bagagem, equipamentos eletrónicos, entre outros. Além disso, têm um serviço de atendimento permanente em português através da sua App. Por serem leitores do blogue, têm 5% de desconto na compra dos seguros Heymondo. A compra deve ser feita através deste link, sendo que o preço que aparece no site já inclui o desconto.
Melhores sítios para ficar perto do Arches National Park
Não existem alojamentos no Arches National Park, pelo que a opção mais cómoda é ficar em Moab, uma pequena cidade com bastantes opções de alojamento (e também de restaurantes!), a cerca de 15 minutos de carro do parque.
No meu caso, acabei por ficar num dos motéis mais básicos de Moab, mas, apesar da simplicidade do alojamento, gostei da experiência. Acabei por ficar no Adventure Inn Moab, que tinha estacionamento disponível à porta do quarto e pequeno-almoço incluído. Era bastante básico, mas perfeito para quem procura apenas um sítio limpo e confortável para descansar ao fim de um dia cansativo.
De qualquer forma, há outras opções disponíveis em Moab (e com preços bastante diferentes), tais como:
Alternativamente, podem também utilizar o parque de campismo do Arches National Park – Devils Garden Campground. Dada a popularidade deste parque, é recomendável fazer uma reserva prévia caso pretendam acampar entre 1 de março e 31 de outubro. Nos restantes meses do ano, o parque de campismo funciona por ordem de chegada. Mais informações no site oficial do Arches National Park.
Existe comida dentro do Arches National Park?
Uma dica importante ao planear uma viagem ao Arches National Park é que é importante ter em atenção que não existe nenhum restaurante ou supermercado no interior do parque. Para melhor aproveitarem os dias no parque, sugiro levarem alguns snacks para durante o dia e um piquenique para o almoço.
Mapa do Arches National Park
Ainda que vos seja fornecido um mapa do parque no momento de entrada, podem aceder ao mesmo antecipadamente aqui. Este mapa inclui algumas das melhores atividades para quem pretende passar um dia no Arches National Park.
Adicionalmente, recomendo o download prévio do mapa do parque no Google Maps já que a rede móvel poderá ser limitada e não existe Wifi. Podem encontrar os mapas de todos os parques nacionais dos Estados Unidos aqui.
Tours no Arches National Park
Um dia no Arches National Park – O que visitar
» Arches Scenic Drive
Embora esteja a começar este itinerário do Arches National Park com este ponto, este é, na verdade, um ponto que vão visitar ao longo de todo o dia no parque.
A Arches Scenic Drive é a estrada que percorre a zona principal deste parque nacional e que tem início na entrada do parque junto à Highway 191 e termina no Devils Garden. Conduzir esta estrada é certamente uma experiência memorável por si só e vai implicar várias paragens ao longo do caminho nos vários pontos de interesse.
» Park Avenue Viewpoint
A cerca de 5 km da entrada do parque, existe o miradouro Park Avenue, de onde é possível contemplar a formação rochosa Three Gossips. Também é aqui que inicia o trilho da Park Avenue que liga o miradouro de Park Avenue ao miradouro das Courthouse Towers.
O trilho tem 1.6 km (1 mi) só ida e é relativamente simples de percorrer, especialmente se feito no sentido de Park Avenue para Courthouse Towers.
No entanto, e ainda que tenha gostado do trilho, acho que há locais mais interessantes para ver no parque, pelo que apenas faria o trilho se tivesse bastante tempo para visitar o Arches National Park. O trilho demora cerca de 1h (ida e volta).
Até porque, não tendo como regressar ao ponto inicial quando o trilho termina, é inevitável terem de fazer mais 1.6 km de regresso ao carro no Miradouro do Park Avenue. Assim, a minha sugestão é que visitem o miradouro do Park Avenue, caminhem uns metros pelo trilho, não o fazendo na sua totalidade.
Se tiverem curiosidade em também ver as Courthouse Towers, podem fazê-lo através do miradouro existente mais à frente na Scenic Drive.
Informações úteis sobre o trilho:
- Distância: 3.2 km (2 mi) ida e volta
- Duração recomendada: 1h (ida e volta)
- Dificuldade: Fácil
- Se possível, percorrer o trilho apenas num sentido. Recomendo fazer o trilho do Park Avenue para Courthouse Towers
- Existe estacionamento disponível em ambas as extremidades do percurso
» La Sal Mountains Viewpoint
Segue-se mais um miradouro e um dos mais bonitos no parque! Para além das vistas das montanhas La Sal, que são magníficas, especialmente quando cobertas de neve, aqui encontram uma visão panorâmica das formações rochosas do parque.
Dependendo das condições meteorológicas do dia em que visitarem, este miradouro pode ter melhor ou pior visibilidade sobre a cadeia montanhosa.
» Balanced Rock
Continuamos em direção a uma das formações rochosas mais conhecidas no Arches National Park – Balanced Rock. Tal como nome indica, é uma pedra equilibrada noutra. Sei que pode parecer estranho isto ser uma atração e, confesso até que duvidava que este ponto valesse a pena incluir no roteiro, mas a verdade é que gostei muito de passar por lá.
Ainda que a Balanced Rock seja visível da estrada e do parque de estacionamento, existe um pequeno trilho circular à sua volta. O trilho circular tem apenas 400 metros (0.3 mi) de distância e é bastante simples de percorrer.
Recomendo especialmente visitar este ponto de interesse ao pôr do sol, pois os tons avermelhados da rocha tornam-se ainda mais acentuados. Aliás, o pôr do sol no Arches National Park é um dos momentos mais mágicos do dia e, como tal, um excelente horário para visitar algumas das atrações do parque.
Informações úteis sobre o trilho:
- Distância: 0.4 km (0.3 mi) circular
- Duração recomendada: 20 min (ida e volta)
- Dificuldade: Muito fácil
- Existe estacionamento disponível junto à Balanced Rock
» Garden of Eden
Desviem-se da Scenic Drive para visitarem o Garden of Eden. Esta é uma paragem rápida e é também um miradouro com vistas panorâmicas do parque, incluindo as montanhas La Sal e alguns dos arcos mais famosos no Arches National Park, como Turret Arch, a North Window ou a South Window.
» North Window, South Window e Turret Arch
Continuando na chamada The Windows Road, sugiro agora visitar aquela que foi uma das minhas partes preferidas neste parque nacional. Esta é também a área do parque onde encontram uma maior concentração de arcos.
Podem visitar três dos mais famosos arcos do parque num pequeno trilho de 1.1 km (0.7 mi) ida e volta. O trilho passa pela North Window, pela South Window e também pelo Turret Arch. Reservem entre 45 minutos a 1 hora para fazerem o percurso, tirarem fotos e caminharem debaixo de alguns destes arcos.
Uma das fotografias mais icónicas deste parque nacional é tirada por trás da North Window, apanhando o Turret Arch de outra perspetiva.
Existe também a opção de fazer uma versão mais longa deste trilho através de um trilho primitivo. Contudo, alerto que este trilho está pior sinalizado.
Informações úteis sobre o trilho:
- Distância: 1.1 km (0.7 mi) ida e volta
- Duração recomendada: 45 min (ida e volta)
- Dificuldade: Fácil
- Existe estacionamento disponível perto ou, alternativamente, junto ao Double Arch (que fica ligeiramente abaixo)
» Double Arch
A poucos metros dos arcos todos que referi acima, está localizado o Double Arch, também igualmente espetacular. É constituído por dois arcos, sendo um deles o arco mais alto do parque, com cerca de 34 metros (112 ft) de altura.
Desde o parque de estacionamento, o percurso para chegar a este arco é bastante simples, distando cerca de 1 km (0.6 mi) ida e volta. Este é dos poucos arcos onde é possível subir às rochas existentes por baixo do arco.
💡 DICA EXTRA: Existe um parque de estacionamento do Double Arch e outro para as Windows e o Turret Arch. No entanto, em dias com muitos visitantes no parque, pode fazer mais sentido deixar o carro num dos parques para visitar ambos os locais já que pode ser difícil arranjar lugar de estacionamento e a distância entre estas duas atrações é mínima.
Informações úteis sobre o trilho:
- Distância: 1 km (0.6 mi) ida e volta
- Duração recomendada: 30 min (ida e volta)
- Dificuldade: Fácil
- Existe estacionamento disponível perto ou, alternativamente, perto das Windows e do Turret Arch
» Delicate Arch
Seguimos para aquele que vai ser o trilho mais desafiante deste roteiro, mas também mais recompensador. Esta, então, na hora de visitar aquele que é, para muitos, o melhor arco no Arches National Park. Só para terem uma ideia, este arco é tão famoso que é a imagem que aparece nas matrículas dos carros do estado do Utah 😆.
O arco é visível de alguns miradouros, mas nada bate a sensação de ver este arco de perto. Pode parecer pequeno ao longe, mas é enorme. Aliás, só conseguimos perceber a sua verdadeira dimensão quando alguém se aproxima dele.
O trilho até ao Delicate Arch tem cerca de 4.8 km (3 mi) ida e volta e é relativamente exigente, pois a ida é maioritariamente a subir. Além disso, o trilho em si é engraçado, mas não tem vistas por aí além, o que torna o percurso mais aborrecido.
📝 INFORMAÇÃO ÚTIL: Reservem cerca de 1h45 a 2h para este trilho. No meu caso, demorei 40 minutos a subir (a um bom ritmo) e 35 min a descer, sendo que fiquei apenas 30 minutos no topo.
No entanto, todo o esforço da subida é compensado quando avistamos este arco majestoso. Confesso que senti algum medo ao aproximar-me do arco, pois o terreno é irregular e inclinado. Todavia, a maioria das pessoas pareceu-me estar ali sem grandes dificuldades.
Informações úteis sobre o trilho até ao Delicate Arch:
- Distância: 4.8 km (3 mi) ida e volta
- Duração recomendada: 1h45 a 2h (ida e volta)
- Dificuldade: Moderada devido à subida quase constante até ao chegar ao arco
- Existe parque de estacionamento perto do Wolfe Ranch na Delicate Arch Road
Uma vez que esta é a atração principal neste parque, não esperem estar aqui sozinhos. Nas épocas mais concorridas, poderá até ser difícil encontrar lugar de estacionamento junto ao início do trilho no Wolfe Ranch.
💡 DICA EXTRA: Algumas das alturas mais populares para visitar este parque são o nascer do sol e o pôr do sol. Contudo, tal significa que vão encontrar mais pessoas também.
Se, por algum motivo, não conseguirem fazer o trilho até ao Delicate Arch, sugiro a visita a um dos seguintes miradouros:
- Upper Delicate Arch Viewpoint – implica fazer um percurso de 0.8 km (0.5 mi) com algumas subidas
- Lower Delicate Arch Viewpoint – as vistas do Delicate Arch são piores, mas é mais acessível
» Devils Garden
O Delvis Garden é outro dos trilhos mais conhecidos no Arches National Park. A dificuldade do percurso depende da distância que decidirem percorrer deste trilho, sendo que podem visitar vários arcos ao longo do mesmo, tais como Landscape Arch, Pine Tree Arch, Tunnel Arch, Navajo Arch, Partition Arch ou o Double O Arch.
O trilho completo Devil Garden Loop Trail é, de facto, exigente, pela sua distância total de 12.6 km (7.8 mi). No entanto, a parte boa deste trilho é que é possível percorrer apenas algumas partes, sendo estas as distâncias (ida e volta) aos principais pontos de interesse ao longo do percurso:
- Landscape Arch – 3 km (1.9 mi)
- Double O Arch – 6.6 km (4.1 mi)
No meu caso, como estava com o tempo limitado, fiz o percurso até ao Landscape Arch, que é o arco mais longo do parque com 93 metros de comprimento (306 ft) e daí um pequeno desvio para o Pine Tree Arch e o Tunnel Arch. Indo desde o parque de estacionamento até ao Landscape Arch, o desvio para estes dois arcos aparece antes do Landscape Arch, mas acabei por visitar primeiro o Landscape Arch e depois fazer o desvio no regresso ao estacionamento.
Anteriormente era possível caminhar sobre o Landscape Arch, mas após queda de parte deste arco em 1991, deixou de ser possível aproximarmo-nos do mesmo. Mesmo assim, é impressionante observar este arco a alguns metros de distância.
Pouco antes de chegarem ao Landscape Arch irão ver indicações para o Tunnel Arch e para o Pine Tree Arch. Visitar estes dois arcos representa um desvio do trilho principal até ao Landscape Arch e acrescenta cerca de 1 km (0.6 mi) ida e volta. O Tunnel Arch não vale muito a pena, mas o Pine Tree Arch é bastante fotogénico 🥰.
Eu acabei por estar 7h no parque (8h às 15h), mas se tiverem um pouco mais de tempo, sugiro continuarem este trilho até ao Double O Arch.
Informações úteis sobre o trilho Devils Garden:
- Distância: depende do que escolherem, mas a versão mais curta até ao Landscape Arch tem 3 km (1.9 mi) ida e volta
- Duração recomendada: 1h se forem apenas até ao Landscape Arch
- Dificuldade: Fácil a Moderada
- Existe um parque de estacionamento bastante grande junto ao início do trilho
O que fazer no Arches National Park em meio dia
Há tantos locais bonitos para conhecer no Utah que percebo que se tente compactar o melhor de cada um deles para ver o máximo número de sítios possíveis. Assim, se apenas planeiam passar meio dia no Arches National Park, esta é a minha sugestão de itinerário (começando às 8h e terminando às 13h-13h30):
- Conduzir até ao início do trilho do Delicate Arch e começar pelo trilho mais exigente do dia. Sei que vai ser tentador querer parar nas várias paragens desde a entrada do parque até lá, mas já lá iremos.
- Continuar a Scenic Drive do Arches National Park até ao fim e fazer parte do trilho do Devils Garden até ao Landscape Arch.
- Observar a Balanced Rock desde o parque de estacionamento
- Fazer a Windows Road e o pequeno trilho que permite visitar a North Window, South Window e o Turret Arch. Visitar também o Double Arch.
- Parar no miradouro do Garden of Eden.
- Visitar o miradouro do Park Avenue.
Em termos de distância percorrida em trilhos, este meio dia no Arches National Park conta com 9.9 km (6.2 mi), separados entre várias caminhadas. A mais exigente é, sem dúvida, aquela até ao Delicate Arch, mas é também uma das mais espetaculares no parque, pelo que recomendo totalmente que a façam.
Será certamente uma manhã/tarde preenchida, mas é fazível, permitindo ficar com uma boa ideia daquilo que é este parque nacional do Utah.
O que fazer no Arches National Park com mais tempo
Bem sei que é possível visitar os highlights do Arches National Park em apenas um dia. No entanto, se tiverem mais algum tempo disponível, há outros sítios no parque que também me parecem interessantes. Assim, deixo aqui algumas sugestões:
- Sand Dune Arch: um arco de fácil acesso através de um trilho em areia (0.5 km/0.4 mi)
- Fiery Furnace: especialmente mágico ao pôr do sol devido às cores com que fica, este local não é um arco, mas é bastante popular mesmo assim. É possível visitar numa tour guiada com rangers do parque ou através de uma autorização individual. Descubram mais aqui. Existe também um miradouro de Fiery Furnace de mais fácil acesso.
- Skyline Arch: arco de muito fácil acesso através de trilho de 0.6 km/ 0.4 mi.
- Broken Arch: facilmente visitável em conjunto com o Sand Dune Arch. De forma isolada, o trilho para chegar ao Broken Arch tem 2.1 km (1.3 mi).
- Tower Arch: trilho mais exigente de 4.2 km (2.6 mi) numa zona mais remota do parque
- Tapestry Arch: opção interessante para quem visitar o Devils Garden, já que tem fácil acesso e fica perto do estacionamento do parque de campismo do Devils Garden.
💡 DICA EXTRA: É possível combinar num trilho circular o Sand Dune Arch, o Broken Arch e o Tapestry Arch. Este trilho tem cerca de 4.5 km (2.8 mi) e demora entre 1h30 a 2h.
Dicas para percorrer trilhos no Arches National Park
Os trilhos no Arches National Park são bem interessantes e muito divertidos. No entanto, dependendo das condições atmosféricas no momento da vossa visita, é preciso ter alguns cuidados. Estas são algumas das recomendações oficiais do parque:
- Proteger do sol com chapéu, óculos de sol, roupa clara e protetor solar. Existem poucas sombras em todo o parque.
- Garantir a hidratação necessária para o decorrer do trilho
- Assegurar que têm comida quando entram no parque, pois não há qualquer sítio onde comprar alimentos dentro do mesmo
- Planear a visita antecipadamente de forma a evitar fazer os trilhos nas horas de maior calor
- Nos meses mais frios, é importante ir preparado para temperaturas frias
- Nos dias com menos horas de luz, calcular bem a hora de regresso do trilho, pois escurece mais cedo
- Se vão percorrer o trilho sozinhos, avisar alguém conhecido que o vão fazer
Por fim, não se esqueçam do princípio Leave No Trace (traduz para ‘não deixar qualquer rasto’), cumprindo os seus 7 princípios: preparar a visita antecipadamente, desfazer-se do lixo nos locais apropriados, deixar tudo de forma igual à que encontrámos, minimizar impactos de eventuais fogueiras, respeitar a vida selvagem, ser respeitoso para os outros visitantes e cumprir as regras para acampar.
Disclaimer: este post pode conter alguns links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se comprarem através dos meus links. Isto não representa qualquer custo adicional para vocês e é uma forma de apoiarem o meu trabalho no blog😊