Localizada no Norte do país, a região de Trás-os-Montes é uma das mais bonitas de Portugal. Esta região tem muito para nos oferecer e facilmente passamos lá uma semana. No entanto, este artigo estará mais focado em como visitar Trás-os-Montes em apenas 2 dias. É, por isso, um roteiro mais curto e perfeito para uma escapadinha de fim de semana, por exemplo.
Este roteiro 2 dias em Trás-os_montes está dividido da seguinte forma:
- Dia 1: Mirandela – Albufeira do Azibo – Bragança – Aldeia Montesinho – Bragança
- Dia 2: Bragança – Miranda do Douro – Parque do Douro Internacional – Freixo de Espada à Cinta
Quantos dias são necessários para visitar Trás-os-Montes?
A região de Trás-os-Montes tem ainda uma dimensão considerável, pelo que recomendo, no mínimo, 7 dias para ficar com um conhecimento minimamente mais amplo desta região.
No entanto, relembro que este roteiro é de apenas 2 dias, para dar uma espécie de cheirinho daquilo de bom que esta região tem.
Qual a melhor altura do ano para visitar Trás-os-Montes?
Esta região é conhecida pelo ditado popular de “nove meses de inverno e três de inferno”, o que se traduz em invernos muito rigorosos e verões extremamente quentes.
No entanto, e apesar do provérbio, no final da primavera e início de outono, podemos encontrar temperaturas mais amenas. Por exemplo, eu visitei em junho e enquanto num dia estava imenso calor e sol, o outro estava bem cinzento e até choveu. É tudo uma questão de sorte!
💡 DICA EXTRA: Se fazem questão de aproveitar as várias praias fluviais da região, como a Albufeira do Azibo (mais detalhes a seguir), então a melhor aposta é mesmo visitar Trás-os-Montes no verão.
Alojamentos em Trás-os-Montes
O local para ficar alojado em Trás-os-Montes depende muito do que pretendemos conhecer na região. Por exemplo, se vão optar por conhecer a região toda, o preferível é mesmo ir trocando de alojamento consoante o itinerário.
No entanto, para este roteiro de 2 dias em Trás-os-Montes sugiro ficar alojado em Bragança. É dos locais com mais oferta na região. Em Bragança, posso recomendar o Baixa Hotel. É um hotel bem simples, mas cuidado e, além disso, com excelente localização. Optei por não reservar com a opção de pequeno-almoço, pois existem vários cafés nas redondezas onde encontramos valores mais em conta.
De qualquer modo, partilho convosco outras opções de alojamento em Bragança:
💼 SEGURO DE VIAGEM: Os imprevistos acontecem em qualquer parte do mundo e, por isso, recomendo comprar sempre seguro de viagem. Uso frequentemente a Heymondo que apresenta das coberturas mais altas no mercado e com preços imbatíveis. Para além da cobertura de despesas médicas, o seguro da Heymondo inclui ainda cobertura em caso de perda ou roubo de bagagem, equipamentos eletrónicos, entre outros. Além disso, têm um serviço de atendimento permanente em português através da sua App. Por serem leitores do blogue, têm 5% de desconto na compra dos seguros Heymondo. A compra deve ser feita através deste link, sendo que o preço que aparece no site já inclui o desconto.
Dia 1: Mirandela – Albufeira do Azibo – Bragança – Aldeia Montesinho – Bragança (109 km; 1h50)
» Mirandela
O roteiro por Trás-os-Montes tem início em Mirandela. E Mirandela é uma daquelas surpresas agradáveis: terra pequenina, mas com um centro histórico cheio de encanto.
Sugiro começar a visita a Mirandela na Ponte Velha sobre o rio Tua, onde podemos encontrar uns engraçados arranjos florais em carrinhos de mão, ou ainda o jato de água artificial no rio.
Daqui, podem seguir até ao Parque do Império ou ao Parque Dr. José Gama – dois dos principais espaços verdes da cidade.
Se o tempo o permitir, aproveitem ainda para um mergulho nas águas da Praia Fluvial de Mirandela.
Mas a visita não tem de terminar aqui! Sugiro ainda uma passagem pela Porta de Santo António (da antiga muralha da cidade) ou pela Praça do Munícipio (onde está atualmente localizada a Câmara Municipal) e pela Igreja Nossa Senhora da Encarnação.
Mas o mais giro de este passeio por Mirandela são as suas ruas, onde temos vontade nos deixar perder.
» Albufeira do Azibo
Se estiver bom tempo, por que não um mergulho numa das mais bonitas praias fluviais de Portugal? Estou a falar da Albufeira do Azibo, localizada em Macedo de Cavaleiros.
A água é bastante calma, o que torna esta uma excelente opção para quem viaja com crianças. Além disso, é um bom local para também praticarem alguns desportos náuticos, como SUP ou kayak.
📝 INFORMAÇÃO ÚTIL: Durante o verão, esta praia é bastante procurada, pelo que é inevitável terem de partilhar a praia fluvial com um elevado número de pessoas.
» Bragança
Visitar Trás-os-Montes não fica completo sem uma passagem pela cidade de Bragança. E, apesar desta cidade ser capital de distrito, o seu centro histórico é relativamente pequeno.
O roteiro para visitar Bragança, pode começar na parte mais elevada da cidade, no Castelo de Bragança. A entrada nesta zona da cidade pode ser feita pelas antigas Portas da Muralha: Porta de Sol ou Porta da Vila. Mesmo ao lado, podem ainda dar um saltinho à Igreja de Santa Maria.
Toda a zona no interior da muralha e nas redondezas do castelo é muito gira, pelo que recomendo também que se deixem perder um pouquinho por aqui.
No entanto, Bragança tem também outros locais interessantes para visitar para além do seu Castelo. São alguns deles:
- Praça da Sé Velha e Sé Velha
- Igreja de São Vicente
- Igreja da Misericórdia
- Jardim do Castelo
- Convento de São Francisco
- Corredor Verde do Fervença
- Museu Ibérico da Máscara e do Traje
- Museu do Abade do Baçal
» Aldeia de Montesinho
Apenas a meia hora de carro de Bragança e inserida no Parque Natural de Montesinho, temos a aldeia de Montesinho. Localizada a cerca de 1000 metros de altitude, esta aldeia não deixa ninguém indiferente. Aliás, atrevo-me a dizer que esta é a aldeia mais bonita que alguma vez visitei.
Com casinhas carregadas de flores de diferentes espécies e cores, a envolvente da aldeia faz com que imediatamente nos apaixonemos por ela. Estacionem o carro algures e depois explorem as suas ruas a pé. Esta é sem dúvida a melhor forma de ficar a conhecer a pequena aldeia.
Restaurantes em Bragança
Apesar de não ser no centro histórico da cidade, recomendo o restaurante O Javali. Tive oportunidade de experimentar as espetadas de xixos com ananás e javali estufado. Para terminar, provei o pudim de castanha! As doses são muito generosas, pelo que para 2 pessoas acredito que seja possível pedir apenas 1 prato principal e 1 entrada.
Dia 2: Bragança – Miranda do Douro – Parque do Douro Internacional – Freixo de Espada à Cinta (197 km; 3h10)
» Miranda do Douro
Apesar da sua pequena dimensão, Miranda do Douro tem ainda alguns pontos de interesse. Entrando na cidade amuralhada por uma das várias portas, sugiro uma paragem na Praça D. João III. Para além de alguns edifícios emblemáticos que aqui se encontram, o destaque vai para as duas estátuas que representam um casal mirandês.
Recomendo que continuem a visita a Miranda do Douro pela Rua Mouzinho de Albuquerque, pela Antiga Sé, pelas Ruínas do Paço Episcopal e as ruínas do Castelo de Miranda do Douro.
Visita a Miranda do Douro terminada, sugiro iniciar a próxima fase do roteiro com o que visitar em Trás-os-Montes, que consiste na visita a vários miradouros. E o primeiro miradouro da lista é o miradouro Fraga do Puio (também conhecido como Miradouro do Picote).
Com os pés assentes numa estrutura envidraçada, a vista é realmente deslumbrante. Uma pequena amostra do que está para vir.
Restaurantes em Miranda do Douro
Apesar deste restaurante não ser precisamente em Miranda do Douro, não é longe e recomendo muito. Chama-se A Tasquinha e a especialidade é posta à mirandesa, que complementado com uma entrada, é mais do que suficiente para 2 pessoas.
💡 DICA EXTRA: Gostavam de saber mais o que podem visitar em Trás-os-Montes e alargar este roteiro de 2 dias? Espreitem, então, este roteiro de 2 dias no Parque Natural do Vale do Tua.
» Parque do Douro Internacional
Outro local que é quase obrigatório visitar em Trás-os-Montes é o Parque do Douro Internacional. Apesar do parque ter muito mais para visitar, dada a duração deste itinerário sugiro apenas visitar 3 miradouros do Parque:
- Miradouro Carrascalinho
- Miradouro do Colado (Mazouco)
- Miradouro de Penedo Durão
Estes miradouros são de fácil acesso, com estacionamento disponível. O Miradouro do Carrascalinho foi o meu preferido, pelo que se só quiserem escolher um, sugiro que escolham este!
» Freixo de Espada à Cinta
Este roteiro por Trás-os-Montes termina num dos locais com nome mais engraçado em Portugal – Freixo de Espada à Cinta. Apesar de não se saber ao certo a origem do seu nome, uma coisa é certa: as suas ruas são uma verdadeira viagem no tempo.
E, uma visita a Freixo de Espada à Cinta não fica completa sem uma passagem pelo Castelo, a Igreja Matriz, Igreja do Convento de São Filipe Nery e ainda o Museu da Sede e do Território.
💡 DICA EXTRA: A pouco tempo de carro do centro histórico de Freixo de Espada à Cinta, aproveitem também para visitar a Praia Fluvial da Congida.
Disclaimer: este post pode conter alguns links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se comprarem através dos meus links. Isto não representa qualquer custo adicional para vocês e é uma forma de apoiarem o meu trabalho no blog😊