Procurar
Close this search box.
Madeira Gastronomia Local

Madeira: 13 sabores da gastronomia local que têm de provar

Madeira: 13 sabores da gastronomia local que têm de provar

Conteúdo deste artigo

Não conheci até hoje alguém que não apreciasse a gastronomia Portuguesa. Para além de outros fatores, Portugal é conhecido pela sua gastronomia incrível de Norte a Sul do país. Algumas das gastronomias mais conhecidas e comentadas são a minhota e a alentejana. Mas e então a Madeirense? Continuem a ler para ficarem a saber o que não podem perder na gastronomia da Madeira…

Depois da minha recente (e primeira!) viagem à Madeira, convenci-me rapidamente que a gastronomia madeirense é provavelmente uma das melhores em Portugal. Na minha opinião (vale o que vale 😊), talvez só mesmo no Alentejo se possa comer ainda melhor.

Madeira Gastronomia Picado Vaca e Frango

De qualquer forma, seja qual for a vossa região preferida em Portugal em termos gastronómicos, deixo-vos aqui algumas sugestões de 13 comidas/bebidas locais que têm de experimentar na Madeira.

01 | Picado de vaca ou de frango

O “picado” é um prato presente em quase todas as ementas dos restaurantes madeirenses. A confeção é simples, mas é extremamente saboroso.

Madeira Gastronomia Picado Vaca e Frango

Resumidamente, o prato consiste em pequenos pedacinhos de carne de vaca (ou frango) cozinhados com um molho que leva alho, louro e vinho, entre outros. A carne é acompanhada de batatas fritas que depois acabam por ficar “ensopadas” no molho da carne. Foi claramente um dos meus pratos madeirenses preferidos!

Alguns dos restaurantes onde experimentei bom picado foram: A Gruta (Funchal) | Taberna de São Vicente (São Vicente) | A Bilheteira (Santa Cruz)

02 | Picado de polvo

E porque nem só de carne se vive, existe também a versão do picado com polvo. Bem deliciosa também.

Madeira Gastronomia Picado Polvo

03 | Bolo do caco

Se tivesse de eleger um prato preferido na Madeira, seria mesmo o bolo do caco. O bolo do caco é servido como entrada na maioria dos restaurantes e é barrado com uma manteiga de alho deliciosa.

SEE ALSO  Alpacas em Portugal: como é visitar a quinta Monte Frio Alpacas?

O bolo do caco é um pãozinho fofo feito à base de farinha e batata doce.

Bolo do caco foi constante em quase todas as refeições na Madeira pelo que posso recomendar-vos ainda alguns locais onde provei bons bolos do caco: Taberna São Vicente (Santa Cruz) | Abrigo do Pastor (Camacha) | O Polar (Câmara de Lobos) | Maré Alta (Ponta do Sol)

Madeira Gastronomia Prego em Bolo do Caco Barreirinha

No entanto, em muitos sítios é também possível encontrar preguinhos em bolo do caco. Outra combinação perfeita!

Já para os pregos, estes três estavam uma delícia: O Virgílio (São Vicente) | A Bilheteira (Santa Cruz) | Barreirinha Bar Café (Funchal)

04 | Lapas à madeirense

Madeira é terra de mar e, por isso, as lapas grelhadas são uma das suas principais iguarias. Provar lapas é provar um bocadinho do mar da Madeira! As lapas são habitualmente grelhadas ainda na concha e servem-se na frigideira em que foram ao lume.

Madeira Gastronomia Lapas

Confesso que não foi dos meus pratos preferidos, mas eu também não sou a maior apreciadora de moluscos e afins. Agora para quem gosta, consta que é um pitéu a não perder.

05 | Filete de espada com banana ou maracujá

 Só de ler o nome deste prato típico, provavelmente já se estão a questionar que raio de invenção é esta! Mas a verdade é que este é um daqueles casos em que “primeiro estranha-se e depois entranha-se”.

Madeira Gastronomia Filetes Espada Maracuja

A versão mais tradicional é a de banana, mas uma vez que não gosto de banana, optei pela versão de maracujá e deixem-me que vos diga que gostei bastante.

Provei a versão de maracujá aqui e recomendo: Dom Peixe (Porto Moniz)

06 | Milho frito

Quem olha para a foto dificilmente adivinharia que se trata de milho. Muitas vezes servido como acompanhamento, esta é outra verdadeira delícia da gastronomia madeirense à base de farinha de milho.

SEE ALSO  Visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês - roteiro de 4 dias

Provei o melhor milho frito aqui: O Polar (Câmara de Lobos)

Madeira Gastronomia Milho Frito

07 | Espetada de carne

Visitar a Madeira e não provar uma das suas deliciosas espetadas é quase missão impossível. Tradicionalmente eram servidas em pau de louro para ganhar sabor, mas atualmente tal já não acontece com tanta frequência.

Madeira Gastronomia Espetada Carne O Polar

Mas nem assim deixam de ser muito saborosas. Experimentei esta especialidade em dois restaurantes distintos e estava em ambos maravilhoso, especialmente no primeiro: O Polar (Câmara de Lobos) | Abrigo do Pastor (Camacha)

08 | Pudim de maracujá

E porque nem só de salgados vive a gastronomia da Madeira, um dos doces que vale a pena experimentar é o pudim de maracujá – bastante docinho mas leve!

Madeira Gastronomia Pudim Maracuja Abrigo do Pastor

Experimentei neste restaurante e estava muito bem confecionado: Abrigo do Pastor (Camacha)

09 | Bolo de mel

Outro prato tradicional para aqueles que adoram doces é o bolo de mel. Entre outros ingredientes, leva mel, farinha, uvas passas e vinho da Madeira.

Não é o típico “docinho” (não foi das iguarias que mais apreciei), mas não deixa de ser agradável!

10 | Queijadas madeirenses

E ainda na saga dos doces, já conheciam as queijadas madeirenses? Mais um belo pitéu… apesar de levarem queijo, o seu sabor é suave e muito simpático.

Facilmente encontrarão este docinho nas várias confeitarias existentes na ilha.

11 | Poncha

Poncha é, sem dúvida alguma, a bebida mais famosa da Madeira. É feita através do rum da Madeira (também ele bem conhecido), mel e açúcar e também aqui existem vários sabores disponíveis.

Madeira Gastronomia Poncha

Confesso que não adorei (o sabor é bastante forte), mas dizem que a melhor se bebe aqui: Taberna da Poncha (Serra de Água)

12 | Brisa

A Brisa é um refrigerante gaseificado de uma empresa de bebidas madeirense. Não sou grande fã deste tipo de bebidas, mas até nem desgotei do sabor. Existem várias opções: maracujá (a mais tradicional), maçã e laranjada. 

SEE ALSO  Caldas da Rainha – O que visitar: roteiro de 1 dia (mapa incluído)
Madeira Gastronomia Brisa

13 | Nikita

E, por último, mas certamente não o pior, fala-vos da minha bebida preferida: Nikita!

A Nikita é uma espécie de cocktail bem fresquinho – perfeito para dias mais quentes! É feita à base de gelado, sumo de ananás e cerveja e/ou vinho, existindo vários sabores disponíveis 😊

Madeira Gastronomia Nikita

Fiquei simplesmente rendida e esta foi claramente a melhor que provei: Barreirinha Bar Café (Funchal)

Por fim, queria apenas salientar que, como é óbvio, este post apenas representa uma pequena parte de toda a gastronomia madeirense, mas espero que vos tenha deixado com vontade de viajar até à Madeira 😊

Disclaimer: este post pode conter alguns links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se comprarem através dos meus links. Isto não representa qualquer custo adicional para vocês e é uma forma de apoiarem o meu trabalho no blog😊

Partilhar este Post

SOBRE MIM

A Ticket To Take Off About Me

Sou a Mariana do Porto, Portugal. Tenho uma enorme paixão por viagens e tudo o que está relacionado com viajar. E foi exatamente isso que me levou a criar este blog: inspirar outros a viajar e ajudar no planeamento das suas viagens com as minhas dicas e itinerários. 

POSTS RELACIONADOS

28 Dicas para Visitar Kuala Lumpur

O que fazer em Rovaniemi: as melhores 19 atividades de inverno

O que visitar em Colmar: roteiro de 1 dia para uma escapadinha mágica

PLANEAR A VIAGEM

POSTS EM DESTAQUE

O melhor seguro de viagem internacional em 2024

Essenciais em viagem: 36 acessórios úteis

Como poupar algum dinheiro em viagem: Revolut

PREPARA A tua VIAGEM

Alojamento Azul 3

Reservar os melhores alojamentos com o Booking

Atividades azul 3

Comprar os itens essenciais de viagem na Decathlon

Avião

Encontrar os voos mais baratos com o  Kiwi

Bilhetes

Encontrar as melhores atividades/tour com o GetYourGuide ou Viator

Seguro

Seguro de viagem da Heymondo com 5% de desconto

Reembolso Azul 3

Pedir compensação por voos cancelados/atrasados com a AirHelp

Aderir ao cartão Revoluto melhor cartão para poupar dinheiro a viajar

Carro azul

Alugar carro com a DiscoverCars

Transfer

Reservar transfer de/para o aeroporto com a Welcome Pickups

TAMBÉM PODEs GOSTAR

28 Dicas para Visitar Kuala Lumpur

O que fazer em Rovaniemi: as melhores 19 atividades de inverno

O que visitar em Colmar: roteiro de 1 dia para uma escapadinha mágica

DEIXA O TEU FEEDBACK

Subscribe
Notify of

0 Comments
Inline Feedbacks
View all comments