Penang é uma ilha na Malásia e uma das cidades mais visitadas na parte Oeste da Malásia, a seguir a Kuala Lumpur ou Malaca, por exemplo.
Apesar de ser uma ilha (ligada à parte continental da Malásia por mais do que uma ponte!), há muito que visitar em Penang. Desde a algumas das melhores peças de street art na Malásia aos melhores mercados de comida local na Malásia.
Não falta o que fazer em Penang e este roteiro de 2 dias em Penang é a prova disso. Ao longo deste artigo, para além de dicas sobre os melhores sítios a visitar em Penang, irão também encontrar outras dicas sobre Penang, tais como:
- Alojamentos em Penang e melhor zona para ficar alojado em Penang
- Melhor altura do ano para visitar Penang
- Número de dias necessários para visitar Penang
- Como chegar a Penang
Continuem, então, a ler para prepararem a vossa viagem a Penang! Prometo que Penang que vos vai surpreender 😉.
Quantos dias são precisos para visitar Penang?
Dada a dimensão da ilha de Penang e todas as coisas que há para fazer em Penang, sugiro, pelo menos, 2 dias completos em Penang.
Alguns dos pontos de interesse em Penang são fora do centro e longe uns dos outros, o que requer algum tempo adicional nas deslocações. Assim, é importante garantir que o vosso roteiro de Penang tem este ponto em conta.
No entanto, caso tenham algum tempo extra, sugiro prolongarem o vosso itinerário por Penang para 3 dias. Assim, terão oportunidade de incluir outras atrações em Penang no vosso itinerário, como o Parque Nacional de Penang, por exemplo.
Qual a melhor altura do ano para visitar Penang?
Tal como na maioria das cidades na parte Oeste da Malásia continental, o clima em Penang é tendencialmente húmido e quente.
Contudo, há que ter em atenção é época das chuvas em Penang, que ocorre especialmente nos meses de setembro a novembro. Ainda que seja, mesmo assim, possível visitar Penang nesta altura do ano, diria para tentarem evitar estes meses.
Por outro lado, os meses com menos chuva são os de janeiro a março e junho e julho, fazendo destes os melhores meses para visitar Penang.
Por fim, alerto para o facto que, apesar de nenhum destes meses ser dos mais chuvosos, é sempre importante ir preparado para chuva, dado o clima tropical que se se sente em Penang. Por exemplo, eu levei este impermeável da Decathlon e foi bastante útil. Visitei Penang no início de junho e cheguei a apanhar alguma chuva (muito temporária e em pouca quantidade).
Que documentos são precisos para entrar em Penang?
Como cidadã com passaporte português, tenho direito a um visto grátis válido por 90 dias para entrar na Malásia. O meu passaporte apenas tinha de ter a validade de, pelo menos, 6 meses. Também preenchi o ‘Malaysia Digital Arrival Card’, mas ninguém me pediu esse documento.
No momento de entrada na Malásia, o processo é bastante simples e podem fazer algumas perguntas sobre a vossa origem, qual o próximo destino, quanto tempo tencionam ficar, onde vão ficar alojados e algumas perguntas adicionais em alguns casos.
📝 INFORMAÇÃO ÚTIL: Recomendo vivamente consultar a informação mais atualizada aqui, assim como as diferentes regras que se aplicam a diferentes nacionalidades.
Como chegar a Penang?
Penang tem boas ligações com as cidades principais da Malásia e também com outras localizações no Sudeste Asiático. Além disso, é possível chegar a Penang tanto por terra como de avião, já que existe um aeroporto em Penang.
Como chegar a Penang de avião
Para além das ligações aéreas de Penang com algumas das principais cidades na Malásia (e.g. Kuala Lumpur, Johor Bahru, Langkawi), o aeroporto de Penang tem também voos diretos para alguns países vizinhos:
- Indonésia
- Tailândia
- Singapura
- Vietname
- Taiwan
- China
Esta é uma excelente opção em muitos casos face à maior rapidez para chegar a Penang e também pelo facto de encontrarmos facilmente tarifas bastante económicas nas companhias aéreas low cost, como, por exemplo, a AirAsia.
Como chegar a Penang de autocarro/carro
É também possível chegar a Penang por terra (foi exatamente isto que fiz). Por exemplo, um autocarro de Kuala Lumpur para Penang custa cerca de 6€ e a viagem demora cerca de 5 horas.
No entanto, Penang tem várias ligações diretas com algumas das principais cidades na Malásia. Sugiro que comprem o vosso bilhete diretamente no site da 12goAsia, onde podem consultar os vários autocarros disponíveis.
💡 DICA EXTRA: É normal muitos dos autocarros de longo curso pararem apenas em Butterworth, que não fica na ilha de Penang. Para depois chegarem a George Town (a principal parte da ilha de Penang), existe um ferry que liga Butterworth a George Town (a viagem dura cerca de 20 minutos). Se não querem ter este “trabalho adicional”, sugiro que procurem por autocarros que parem em George Town.
Que moeda é utilizada na Malásia e como pagar?
A moeda oficial na Malásia é o Ringgit Malaio (MYR). Em agosto de 2023, 1 MYR = 0,20€. Apesar de existirem muitos sítios que aceitam cartão, convém andar sempre com algum dinheiro, já que alguns locais apenas aceitam dinheiro. Isto é especialmente relevante para quem pretende fazer algumas refeições em mercados locais.
Para fazer compras noutra moeda que não aquela que uso habitualmente (Euro), uso sempre o cartão Revolut, que tem várias vantagens. Uma das maiores vantagens de utilizar um cartão Revolut nas viagens é o facto que este não cobra taxas por fazermos transações em diferentes moedas.
Se ainda não conhecem todas as vantagens de ter um cartão Revolut, podem descobrir mais aqui.
Onde levantar dinheiro sem pagar taxas?
Alguns bancos na Malásia cobram uma taxa pelo levantamento de dinheiro com cartões estrangeiros (mesmo que estejam a usar um cartão Revolut!). No entanto, encontrei alguns que não me cobraram nada para levantar dinheiro com o meu cartão Revolut. Estes foram os bancos onde consegui levantar dinheiro sem pagar taxas:
- HSBC
- Maybank
- CIMB Bank
Como ter internet?
É muito útil ter sempre internet durante as viagens na Malásia. É conveniente quando se precisa de pedir um Grab ou usar o Google Maps, por exemplo.
Decidi comprar um e-SIM da Celcom (que depois podia carregar) numa loja 7-Eleven, mas podem optar por uma opção mais simples. Por exemplo, este e-SIM Roaming Mobile Data Plan pode ser adquirido mesmo antes de chegar à Malásia e as opções são bastante baratas.
Podem escolher a opção que mais vos convém, tendo em conta a duração da vossa viagem e os locais onde pretendem ir, uma vez que a maioria dos planos inclui um plano de dados móveis que também funciona noutros países.
Qual a melhor forma de deslocação em Penang?
Para os pontos de interesse em Penang que ficam localizados em George Town, a melhor forma para os visitar é claramente a pé, já que as distâncias a percorrer entre eles são relativamente curtas.
No entanto, se pretenderem visitar outros dos locais mais icónicos de Penang que ficam mais longe (por exemplo, o Templo Kek Lok Si), a forma mais cómoda de deslocação é o Grab. O Grab é a versão da Uber no Sudeste Asiático e é muitas vezes bastante barato, o que acaba por compensar.
Alternativamente, podem também optar por utilizar autocarros, que é uma opção bastante mais em conta. Caso optem por esta opção, sugiro que tenham sempre dinheiro trocado para comprar a viagem e alguma dose de paciência, pois nem sempre os horários estipulados são cumpridos 😆.
Por fim, se quiserem ser ainda mais cool, nada melhor que um tuk tuk (ainda que não sejam tão divertidos como os de Malaca!) para se movimentarem pela cidade.
Alojamentos em Penang
Aquando da escolha de alojamento em Penang, há que considerar qual a melhor zona para ficar hospedado em Penang. Tendo em conta que a maioria dos sítios a visitar em Penang fica localizado em George Town (ou relativamente perto!), é exatamente aqui que recomendo ficarem alojados em Penang.
Por exemplo, conheci um casal na viagem que se queixou de estar na zona Oeste da ilha, onde os acessos eram bem piores e acabavam por demorar imenso tempo sempre que queriam sair daquela zona de Penang.
Agora que já sabem qual a zona onde devem ficar alojados em Penang, vamos aos alojamentos em si. Existem várias opções, mas venho recomendar-vos o hotel em que fiquei – Courtyard by Mariott Penang.
Este hotel é uma das melhores opções de hotéis de 4 estrelas em Penang. Os quartos são extremamente espaçosos e o atendimento do staff é excecional.
Além disso, o hotel tem uma vasta oferta de pequeno-almoço na Penang Kitchen, onde existe também serviço de almoço à la carte. E, para quem estiver mais pelo hotel durante o dia, o Courtyard by Mariott Penang dispõe também de um serviço de lanche durante a tarde, que é só DELICIOSO 🤤!
Para o jantar, o hotel tem o conceito do Gin Library, onde servem pratos mais requintados e uma carta extensa de cocktails, especialmente à base de gin. E a melhor parte deste restaurante? As vistas sobre Penang… especialmente bonito ao pôr do sol.
E, para terminar, não podia faltar a piscina num piso superior do hotel par nos ajudar a refrescar nos dias mais quentes em Penang. As toalhas para uso na piscina são fornecidas pelo hotel e existem também algumas espreguiçadeiras e uma espécie de sofás para nos ajudarem a relaxar depois de um dia bem passado em George Town.
De qualquer forma, existem muitas mais sugestões de alojamentos em Penang. Partilho convosco algumas das minhas preferidas:
💼 SEGURO DE VIAGEM: Os imprevistos acontecem em qualquer parte do mundo e, por isso, recomendo comprar sempre seguro de viagem. Uso frequentemente a Heymondo que apresenta das coberturas mais altas no mercado e com preços imbatíveis. Para além da cobertura de despesas médicas, o seguro da Heymondo inclui ainda cobertura em caso de perda ou roubo de bagagem, equipamentos eletrónicos, entre outros. Além disso, têm um serviço de atendimento permanente em português através da sua App. Por serem leitores do blogue, têm 5% de desconto na compra dos seguros Heymondo. A compra deve ser feita através deste link, sendo que o preço que aparece no site já inclui o desconto.
Roteiro de 2 dias em Penang – Mapa
Antes de vos começar a falar do meu roteiro de 2 dias em Penang, partilho um mapa com os principais pontos de interesse em Penang.
Atividades & tours em Penang
Roteiro de 2 dias em Penang – Dia 1
O primeiro dia deste itinerário de Penang vai estar mais focado em explorar a parte histórica de George Town! A maioria dos locais que valem a pena visitar na George Town são perto uns dos outros, pelo que facilmente percorremos este percurso a pé.
Existem, no entanto, algumas exceções, em que a forma mais fácil para nos deslocarmos é de Grab. Aliás, foi isto mesmo que fiz! Sempre que a distância a percorrer a pé era muito grande, utilizava um Grab já que as viagens ficavam bastante em conta.
» Templo Khoo Kongsi
Começamos o roteiro de Penang naquele que é provavelmente um dos templos chineses mais bonitos de Penang. Pode não ser muito grande, mas os detalhes são incríveis.
» Clan Jetties
Os Clan Jetties são um dos pontos imperdíveis em Penang. Trata-se uma aldeia flutuante, onde vivem alguns clãs chineses. Estes clãs foram criados para integrar os chineses que vieram viver para a Malásia no século XIX.
Existem ainda alguns clãs e cada um tem o seu próprio templo chinês. Atualmente, encontramos várias lojas de souvenirs à medida que percorremos as ruas apertadas dos Clan Jetties. Portanto, se gostavam de visitar este local e encontrar poucos turistas, façam-no cedo.
A street art é uma constante em George Town e mesmo nos Clan Jetties já podemos encontrar algumas peças bem engraçadas!
» Street art
Se são leitores assíduos do blogue, sabem o quanto adoro street art! Esta é sempre uma das minhas partes preferidas nas cidades que têm este tipo de arte 😍. E claro que Penang não podia ser exceção.
Embora as peças de street art em Penang estejam espalhadas por George Town, há uma zona em específico em que podemos encontrar mais murais e também os mais conhecidos.
A forte presença de street art em George Town começou em 2012 por iniciativa do município de Penang. Muitas das peças pretendem contar um pouco da rica história de George Town. E estas tornaram-se tão conhecidas ao longo dos anos que atualmente existe fila em algumas delas para tirar foto até.
Uns mais coloridos do que outros, deixo-vos aqui a localização exata de alguns dos meus murais preferidos em George Town:
» Little India
À semelhança de outras cidades na Malásia, também existe uma Little India em Penang! Aproveitem para se perder nas ruas coloridas ou num dos vários restaurantes a venderem comida indiana.
» Templo Kuan Yin Teng
Outro dos locais a não perder em Penang é o templo chinês Kuan Yin Teng. É o templo deste género mais antigo em Penang, tendo sido construído no início do século XVIII.
Podemos visitar o interior do templo gratuitamente e aproveitar para admirar os rituais dos locais que por lá passam.
» Mansão Cheong Fatt Tze
Está na hora de ir a uma das casas mais bonitas de Penang! Também conhecida como a Mansão Azul, esta mansão é uma casa histórica em Penang. Foi construída pelo comerciante que atualmente lhe dá o nome (Cheong Fatt Tze) no século XIX.
Atualmente é um hotel boutique, mas mesmo assim é possível visitar algumas zonas do edifício. Existem 2 visitas guiadas por dia e ambas as tours têm capacidade até 35 pessoas. No entanto, é também possível visitar a mansão com apenas um áudio guia. Recomendo a compra prévia dos bilhetes online, pois por vezes esgotam.
» Câmara Municipal e Torre do Relógio
Relativamente perto da Mansão Azul, podemos encontrar a Câmara Municipal e a Torre do Relógio. Esta zona da cidade fez-me sentir que já não estava em Penang, nem sequer na Malásia. É interessante, mas claramente foi das partes que menos gostei em Penang.
Os edifícios têm uma arquitetura bem distinta, muitos deles são do tempo em que esta zona era uma colónia do Reino Unido. Por exemplo, a Torre do relógio foi construída para comemorar o Jubileu de Diamante da Rainha Vitória.
» Torre Komtar
Continuámos para uma das atividades mais divertidas em Penang – a torre Komtar. A torre Komtar é provavelmente o melhor miradouro em Penang e, claramente, um dos meus sítios preferidos em Penang 🥰!
A torre Komtar tem imensas atividades no seu interior (muitas delas direcionadas a crianças), mas eu destaco duas em particular – o Rainbow Skywalk e o Observatory Deck: duas plataformas com vistas sobre a cidade de Penang.
Ambos têm uma parte com o chão envidraçado, o que é uma das partes mais engraçadas nesta visita à torre Komtar. A sensação vertiginosa é incrível! A grande diferença entre o skywalk e o observatory deck é que o primeiro é num espaço fechado enquanto o segundo é numa pequena plataforma ao livre.
📝 INFORMAÇÃO ÚTIL: O bilhete para visitar ambas as plataformas custa 61 MYR (~ 12,2€) e vale muito a pena. Podem consultar o preçário mais atualizado, bem como os horários de funcionamento aqui.
E para quem quiser uma experiência ainda mais memorável, podem optar por fazer uma refeição no restaurante existente no último piso da torre, onde está também localizado o Skywalk.
» Templo Arulmigu Balathandayuthapani
A minha sugestão de continuação deste roteiro de 2 dias em Penang é no templo com o nome mais difícil de pronunciar deste itinerário 😉! Na realidade trata-se de um complexo de vários templos Hindus e é necessário subir mais do que 500 degraus para lá chegar.
À semelhança de Kuala Lumpur, também aqui existem muitos macaquinhos. Eles não fazem mal, mas tenham atenção aos vossos pertences, pois facilmente eles vos podem “assaltar” a mochila.
» Chulia Street
Depois de um dia intenso de sight seeing, certamente que já só conseguem pensar em descansar um pouco. Sugiro, então, terminar o primeiro em Penang num dos locais mais populares para provar comida local em Penang.
A Chulia Street é uma das ruas mais animadas de Penang, com várias banquinhas a venderem comida local. A melhor forma de aproveitar os mercadinhos de comida como este é dar uma volta e escolher a(s) barraquinha(s) que mais chamam por nós 😋.
Esta é uma excelente forma de provar comida local e a preços bastante acessíveis. No entanto, se gostavam de ficar a conhecer melhor a gastronomia local, nada melhor do que uma tour gastronómica com quem percebe do assunto. Por isso, partilho convosco algumas das melhores food tours em Penang:
Roteiro de 2 dias em Penang – Dia 2
O segundo dia deste roteiro em Penang vai ter bastante menos pontos a visitar. Em primeiro lugar, todos eles ficam um pouco distantes entre si. E, por outro lado, são atrações onde despendemos mais tempo.
» Templo Kek Lok Si
O templo Kek Lok Si foi o que mais me surpreendeu em toda a minha viagem pela Malásia! E acreditem que vi muitos templos budistas😁. Por isso, este é mesmo um daqueles locais de visita obrigatória em Penang.
O templo é tão grande (este é, na realidade, o maior templo Budista na Malásia) que recomendo uma manhã inteira para o visitar. Entre deslocações desde o centro de George Town e a visita em si ao templo, o ideal é reservarem cerca de 3 horas para visitar o templo Kek Lok Si.
💡 DICA EXTRA: A viagem entre o centro de George Town e o Templo Kek Lok Si demora cerca de 15 minutos (7 a 10 km). A forma mais simples de chegar lá é através de Grab, já que a viagem fica bastante baratinha.
Enquanto a maioria das partes do templo são de visita gratuita, existem algumas exceções. Por exemplo, toda a parte inicial do templo é gratuita. Podem, claro, comprar incenso nos templos ou fazer pequenas contribuições, mas estas são totalmente voluntárias. Existem também algumas lojinhas espalhadas pelo complexo, onde podem comprar alguns souvenirs.
Em todo o templo, existem apenas duas zonas pagas, sendo uma delas a subida de funicular até à parte mais elevada do templo, onde se encontra a estátua do Kuan Yin. No entanto, os valores são tão irrisórios, que não vejo nenhum motivo para não visitar estas duas partes (uma custa 2 MYR, 0.4€ e outra 6 MYR, 1.2€).
As entradas em algumas destas zonas pagas estão um pouco escondidas apesar de existirem algumas indicações no recinto.
E, como se já não bastasse a beleza deste templo, encontramos lá uma das melhores vistas sobre Penang. Vai ser difícil não ficar de queixo caído.
» Penang Hill
Relativamente perto do templo Kek Lok Si, podemos visitar Penang Hill. Tal como o nome indica, Penang Hill é composto por um conjunto de colinas, sendo uma das zonas com maior elevação em Penang.
A forma mais simples de chegar ao topo de Penang Hill é usando o seu funicular, sendo que esta é uma das viagens de funicular mais longas na Ásia. No entanto, a viagem demora apenas cerca de 5 minutos.
O funicular funciona das 6h30 às 22h (a bilheteira fecha às 20h). Os bilhetes de ida e volta para não residentes na Malásia custam 30 MYR, ~6€ (‘normal lane‘) ou 80 MYR, ~16€ (‘fast lane‘). Existem também bilhetes num só sentido, que são bem mais baratos. Podem consultar a informação mais atualizada aqui.
A diferença entre a ‘normal lane‘ ou ‘fast lane‘ tem a ver com a fila onde se espera para entrar no funicular. Sei que a diferença de preço é absurda, mas pode bem compensar optar pela ‘fast lane‘. Por exemplo, no dia em que visitei, a fila para regressar do topo estava tão demorada (mais de 3 horas de espera) que acabei por ter de voltar de jeep + Grab ☹️.
💡 DICA EXTRA: Não é possível chegar de carro (incluindo Grab e táxis) ao topo do Penang Hill. Assim, para além de tours organizadas, a melhor forma de chegar a Penang Hill é mesmo de funicular. Também é possível fazer um trilho para lá chegar, mas algumas pessoas comentaram que era bastante difícil.
Uma vez no topo do Penang Hill, há mil e uma opções para ocuparem o vosso tempo. É mais do que possível passar um dia inteiro a explorar Penang Hill e, mesmo assim, não daria tempo para visitar tudo. Sugiro que espreitem as principais atrações de Penang Hill aqui.
No entanto, para uma primeira visita a Penang Hill, sugiro que escolham apenas uma ou duas das atrações. Por exemplo, eu optei por visitar o Habitat, pois é um dos sítios que me pareceu mais interessante em Penang Hill.
O Habitat é um pequeno trilho (1,6 km num sentido) no meio da Natureza que rapidamente nos faz esquecer da vida mais agitada no centro de Penang. No final do trilho, existe um shuttle gratuito que nos leva até ao início.
📝 INFORMAÇÃO ÚTIL: A entrada no Habitat tem um custo de 60 MYR (~12€) e o horário de funcionamento é das 9h às 19h (última entrada às 17h). Todas as informações mais atualizadas aqui.
Tanto o bilhete para o funicular como para o Habitat, podem ser comprados diretamente no local.
» Mesquita Tanjung Bungah
Sugiro que a próxima paragem seja a mesquita Tanjung Bungah. Esta mesquita é conhecida como a mesquita flutuante. A mesquita está construída sobre a água do mar e, quando a maré está cheia, parece que a mesquita está a flutuar.
» Praia Batu Ferringhi
E para terminar o dia de forma perfeita, recomendo assistir ao pôr do sol na praia Batu Ferringhi. Esta é uma das praias mais populares em Penang. É possível fazer atividades náuticas nesta praia e a mesma é ainda servida por alguns cafés e restaurantes.
Aqui perto, podem também aproveitar o mercado noturno Batu Ferringhi. Honestamente, não achei que tivesse muita coisa interessante para ver. Contudo, acabei por jantar num mercadinho (Kafe Ferringhi Station) e, esse sim, recomendo imenso.
O que visitar mais em Penang
Caso sejam os sortudos que podem passar mais do que 2 dias em Penang, deixo-vos algumas sugestões adicionais do que visitar em Penang.
Em primeiro lugar, falo-vos do Parque Nacional de Penang – uma excelente ideia para um dia longe de George Town. Este parque tem alguns trilhos e algumas das melhores praias de Penang, como é, por exemplo, a praia dos Macacos. Pode ser um dos parques nacionais mais pequenos de sempre, mas está cheio de surpresas.
Em segundo lugar, se gostam de museus, podem também aproveitar alguns dos museus existentes em Penang:
- 3D Trick Art Museum
- Wonderfood Museum
- Peranakan Mansion
- Upside Down Museum
- Ghost Museum
Disclaimer: este post pode conter alguns links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se comprarem através dos meus links. Isto não representa qualquer custo adicional para vocês e é uma forma de apoiarem o meu trabalho no blog😊