Todas as dicas que precisam para passar um dia no Bryce Canyon National Park. Desde os melhores miradouros sobre as formações rochosas tão típicas deste parque nacional a pequenos trilhos que permitem conhecer o parque de outra perspetiva.
O Bryce Canyon pode ser um parque de pequenas dimensões, mas é um dos mais surpreendentes na região do Southwest Americano. As paisagens são de cortar a respiração em qualquer altura do ano!
O que caracteriza a paisagem do Bryce Canyon e atrai tantos visitantes são as suas formações rochosas, conhecidas como hoodoos. Os hoodoos são pináculos de rocha altos e estreitos que se formam através da erosão. Este tipo de formação existe em vários locais no mundo (como a Capadócia, na Turquia), mas é no Bryce Canyon que encontramos a maior concentração.
💡 DICA EXTRA: Gostavam de aprender mais sobre como se formam os hoodoos? Então, sugiro a leitura da informação disponibilizada no site oficial do Bryce Canyon.
O nome destas formações também está relacionado com a espiritualidade Hoodoo, segundo a qual certas formas naturais têm poderes. Aliás, muitas destas formações no Bryce Canyon eram consideradas pelos nativos americanos como restos petrificados de seres vivos que tinham sido castigados por mau comportamento.
A área onde o parque está localizada foi colonizada por pioneiros mórmons no final do século XIX e o seu nome vem de Ebenezer Bryce que se estabeleceu ali. Primeiramente, Bryce Canyon foi considerado monumento nacional e só em 1928 é que foi estabelecido como parque nacional.
Neste artigo, irão encontrar um guia do Bryce Canyon, incluindo as melhores coisas a fazer no Bryce Canyon num dia, mas também outras informações úteis, tais como:
- Quanto tempo é preciso despender no Bryce Canyon
- Melhor altura para visitar o Bryce Canyon National Park
- Melhores caminhadas no Bryce Canyon
- Melhor locais para ficar no Bryce Canyon
Onde fica o Bryce Canyon?
O Bryce Canyon fica localizado no sul do estado de Utah, nos Estados Unidos. Não fica propriamente perto de nenhuma das grandes cidades dos Estados Unidos, sendo estas as distâncias de carro das principais cidades mais próximas:
- Las Vegas – 3h50 (229 mi/368 km)
- Salt Lake City – 3h50 (268 mi/431 km)
O Parque Nacional de Zion é um dos parques nacionais nos Estados Unidos mais populares e fica a cerca de 1h50 de carro do Bryce Canyon, pelo que estes parques são habitualmente visitados em conjunto ou em dias próximos.
Vale a pena visitar o Bryce Canyon?
Vale muito a pena visitar o Bryce Canyon! Não é por acaso que digo que o Bryce Canyon foi o meu parque nacional preferido na minha road trip pelos parques nacionais no SouthWest 🥰.
O anfiteatro de hoodoos é uma paisagem que dificilmente esquecemos! Para além das paisagens serem deslumbrantes em todo o parque, a sua dimensão relativamente pequena ajuda a que não nos sintamos perdidos no que visitar ou que estamos a perder muito do parque se apenas o visitarmos em algumas horas ou num só dia.
Além disso, não sou a única com esta opinião. Das várias pessoas que fizeram uma viagem semelhante e com quem falei, todas adoraram o Bryce Canyon! Por isso, se há parque nacional nos Estados Unidos que não devem perder, é este!!
Qual a melhor altura do ano para visitar o Bryce Canyon?
O Bryce Canyon fica a uma altitude bastante elevada (a mais de 2400 metros/8000 ft) e, por esse motivo, as temperaturas registadas no parque são bastante baixas, durante todo o ano.
No inverno, chega mesmo a nevar pelo que alguns trilhos (ou partes destes) chegam a fechar. Contudo, apesar da neve trazer alguns inconvenientes a quem visita o Bryce Canyon, a verdade é que torna as paisagens ainda mais mágicas. Os hoodoos cobertos de neve ficam mais especiais 😍.
Assim, a melhor altura para ir ao Bryce Canyon é provavelmente a primavera (abril a junho) e outono (setembro e outubro). Para além das temperaturas serem mais suportáveis nestes meses, o parque recebe menos turistas. Os meses de julho e agosto é quando as temperaturas são mais altas, mas esta é também a altura com mais visitantes no parque. Além disso, em julho e agosto, é habitual chover e trovejar no parque.
Para terem uma ideia, visitei na primeira quinzena de abril e ainda havia neve no parque e, por esse motivo, alguns trilhos estavam fechados. Além disso, estava mesmo muito frio quando visitei (0 °C/32 °F, com sensação térmica de -5 °C/23 °F).
As temperaturas são mais aceitáveis durante o dia, especialmente se fizerem algum dos trilhos. No entanto, se planeiam visitar o Bryce Canyon, o melhor conselho que posso dar é para levarem roupa quente, pois vai fazer muita falta 😉. Consultem o site oficial para mais informações sobre a meteorologia no Bryce Canyon.
Quantos dias são precisos para no Bryce Canyon?
O Bryce Canyon é um parque pequeno e tem apenas cerca de 145 km². Assim, a duração ideal para visitar as principais atrações no Bryce Canyon é de meio dia a um dia.
Em meio dia, terão oportunidade de passar pelos melhores miradouros do anfiteatro do Bryce Canyon e ainda percorrer aquele que é, provavelmente, o melhor trilho no Bryce Canyon National Park.
Se tiverem um dia completo para visitar o parque, podem estender a vossa visita a locais menos conhecidos no parque e aproveitar para fazer outros trilhos, por exemplo.
No meu caso, acabei por estar apenas uma manhã no parque e foi suficiente para ver o principal. Assim, na parte deste artigo em que falo do que fazer no Bryce National Park, poderão encontrar uma versão do itinerário para meio dia e outra para um dia inteiro.
Quanto custa visitar o Bryce Canyon?
A entrada no Bryce Canyon é paga. Existem vários bilhetes de entrada e passes disponíveis. Por exemplo, os valores de entrada com um veículo privado são 35 USD (o preço é por veículo e não por pessoa). Esta entrada dá acesso ao parque durante 7 dias! Existe também um passe anual que custa 70 USD.
No entanto, caso pretendam visitar outros parques nacionais nos Estados Unidos, existem outras opções que compensam mais. Um desses exemplos é o passe anual America the Beautiful. Este passe tem um custo de 80 USD por veículo e é válido durante um ano para todos os parques nacionais no país. Face ao valor médio de entrada nos vários parques, basta visitar 3 parques nacionais num ano para compensar comprar o America the Beautiful! Mais informação sobre os passes disponível aqui.
Qualquer um destes bilhetes ou passes pode ser comprado nas entradas dos vários parques nacionais. Alerto, no entanto, que algumas entradas/parques podem apenas aceitar pagamento com cartão. No caso do Bryce Canyon, aceitam tanto pagamento em cartão como com dinheiro. Podem também comprar online para reduzir o tempo na entrada do parque, mas acho que não se justifica 😉.
Caso optem por comprar o passe anual do America the Beautiful, após a compra no primeiro parque, terão de apresentar o passe e um documento de identificação ao entrarem nos parques seguintes, já que o passe é intransmissível.
Existe rede móvel no Bryce Canyon?
A rede móvel no Bryce Canyon falha bastante vezes e, por isso, convém ir preparado para não ter acesso à internet. Sugiro descarregar o mapa da zona do parque para ficar disponível em offline no Google Maps.
Alternativamente, existe wifi gratuito no parque, mas apenas no Visitor Center. As zonas do parque onde é mais provável conseguir ter rede móvel são o Visitor Center e os miradouros do Bryce Amphitheatre.
Como chegar ao Bryce Canyon National Park?
O aeroporto mais próximo do Bryce Canyon é o de Cedar City, que fica a cerca de 1h40 de carro do Bryce Canyon. Este aeroporto tem ligações com algumas cidades grandes nos Estados Unidos, como Salt Lake City, Philadelphia, Austin, Phoenix, Boston, Seattle, San Francisco, Chicago, Miami, Los Angeles, Nova Iorque, entre outras.
O aeroporto tem também algumas conexões com algumas cidades no Canadá e México, mas as ligações com maioritariamente domésticas.
Uma vez que Las Vegas é das cidades maiores mais “perto” do Bryce Canyon, existem algumas tours disponíveis para visitar o Bryce Canyon. A maioria das tours combina a visita ao Bryce Canyon com o Zion National Park, que fica próximo. Estes são alguns exemplos de tours disponíveis desde Las Vegas:
Como entrar no Bryce Canyon?
O Bryce Canyon tem apenas uma entrada. Apesar do parque estar aberto 24 horas, a bilheteira à entrada não funciona 24/7. Por isso, se chegarem ao parque bastante cedo (para assistir ao nascer do sol, por exemplo), provavelmente não estará ninguém na entrada. Nesse caso, deverão pagar a entrada no parque (ou mostrar um passe que já tenham) no momento de saída do parque.
💼 SEGURO DE VIAGEM: Os imprevistos acontecem em qualquer parte do mundo e, por isso, recomendo comprar sempre seguro de viagem. Uso frequentemente a Heymondo que apresenta das coberturas mais altas no mercado e com preços imbatíveis. Para além da cobertura de despesas médicas, o seguro da Heymondo inclui ainda cobertura em caso de perda ou roubo de bagagem, equipamentos eletrónicos, entre outros. Além disso, têm um serviço de atendimento permanente em português através da sua App. Por serem leitores do blogue, têm 5% de desconto na compra dos seguros Heymondo. A compra deve ser feita através deste link, sendo que o preço que aparece no site já inclui o desconto.
Qual a melhor forma de visitar o Bryce Canyon?
Embora o Bryce Canyon seja um parque relativamente pequeno, a distância entre as principais atrações requer um carro para ajudar nas deslocações. Contrariamente ao que acontece noutros parques nos Estados Unidos, neste parque, um veículo “normal” é suficiente, não sendo preciso um 4×4.
No entanto, nos meses mais populares no parque, existe um shuttle grátis para circular dentro do parque. Ao contrário de outros parques nacionais (e.g Zion National Park ou o Grand Canyon), não é obrigatório usar este serviço para circular dentro do parque. Contudo, nos meses em que o parque tem maior afluência, pode ser difícil encontrar estacionamento nos vários parques no interior do Bryce Canyon.
A maioria dos visitantes chega ao parque entre as 9h e as 10h, pelo que se planeiam chegar depois dessa hora, o shuttle pode ser uma boa opção.
💡 DICA EXTRA: Quando visitei o Bryce Canyon, estava também a fazer uma road trip por outros parques nacionais nos Estados Unidos. Sem dúvida que alugar carro foi a melhor opção, pois deu-me imensa flexibilidade para fazer o percurso que pretendia. Aluguei um Toyota Rav4 na Avis em Los Angeles e gostei bastante do serviço. Ainda que não tenha precisado para o que visitei no Bryce Canyon, acabei por pagar um pouco mais e aluguei um jipe, o que é uma excelente opção se quiserem percorrer algumas das estradas dos parques dos EUA.
Como funciona o shuttle no Bryce Canyon?
O serviço de shuttle do Bryce Canyon funciona de abril a meados de outubro e está incluído no preço de entrada no parque. O horário de funcionamento é das 8h às 18h, com exceção nos meses de maior afluência em que funciona até às 20h. De qualquer forma, é sempre preferível confirmar o horário do funcionamento do shuttle antecipadamente.
Em média, os autocarros chegam a cada 15 minutos e cobrem as principais paragens no interior do parque, mas também algumas na Bryce Canyon City, já fora do parque. Na imagem abaixo, é possível ver quais as paragens incluídas neste serviço:
Uma das melhores formas de aproveitar este serviço é estacionar o carro na Shuttle Station na Bryce Canyon City e fazer todo o parque utilizando o shuttle. Nos meses com mais turistas, esta poderá ser mesmo a melhor opção para evitar eventual trânsito no interior do parque e dificuldade em encontrar estacionamento.
No meu caso, como visitei no início de abril, o parque ainda não estava muito cheio e acabei por não usar este serviço, optando por circular de carro no interior do parque.
Alojamentos perto do Bryce Canyon
Alojamentos no exterior do Bryce Canyon
Bryce Canyon City é uma excelente opção para procurar alojamento fora do parque e é aqui que ficam alguns dos melhores sítios para ficar perto do Bryce Canyon. Até porque, ficando num destes alojamentos, podem utilizar o shuttle para chegar ao parque e depois se deslocarem pelos seus principais pontos de interesse.
No meu caso, escolhi um hotel em Bryce Canyon City – Bryce View Lodge. Este alojamento é um motel básico e confesso que o principal motivo de escolha foi a proximidade da entrada do parque, já que fica a menos de 10 minutos de carro.
De qualquer forma, o quarto era confortável e o pequeno-almoço estava incluído. O preço para uma noite para 2 pessoas foi de 75€.
A pequena localidade de Tropic é outro dos melhores sítios para ficar perto do Bryce Canyon, pois fica a menos de 15 minutos de carro da entrada do parque.
De qualquer forma, partilho algumas sugestões adicionais de alojamento perto do Bryce Canyon:
Alojamentos no interior do Bryce Canyon
Existe um alojamento no interior do parque – Bryce Canyon Lodge, que funciona habitualmente da primavera ao outono. Uma vez que é o único alojamento no interior do parque, se é aqui que pretendem ficar hospedados, convém reservar com a máxima antecedência possível.
Alternativamente, é também possível acampar no Bryce Canyon, existindo dois parques de campismo: North Campground e Sunset Campground. O North Campground funciona todo o ano, enquanto que o outro está fechado de novembro a abril. Em algumas alturas do ano, é preciso reservar o lugar no parque de campismo. Sugiro a leitura da informação atualizada relativamente ao campismo no Bryce Canyon.
É possível comprar comida no Bryce Canyon?
Ao contrário de outros parques nos Estados Unidos, é possível comprar comida e fazer refeições no interior do Bryce Canyon. Alguns dos sítios onde é possível fazer refeições são:
- Bryce Canyon Lodge: funciona quase todo o ano e tem serviço de pequeno-almoço, almoço e jantar
- General Store: opções mais rápidas de comida e bebidas
- Valhalla Pizzeria and Coffee Shop: apenas funciona na época alta e serve, maioritariamente, pizzas
Apesar da existência destas opções, a minha sugestão, caso optem por fazer uma refeição no Bryce Canyon, é que façam um piquenique. Afinal, não é todos os dias que podemos comer com uma vista destas! Existem vários locais equipados para fazer piqueniques no Bryce Canyon.
Alternativamente, existem algumas opções de restaurantes em Bryce Canyon City. Por exemplo, fiz uma refeição no Bryce Canyon Pines Restaurant e os preços eram relativamente acessíveis.
Atividades & Tours no Bryce Canyon National Park
Mapa do Bryce Canyon National Park
Ao entrarem no Bryce Canyon, irão receber um mapa do parque. Contudo, aproveito para partilhar um mapa da principal zona do parque para vos ajudar a planear a visita antecipadamente.
Como passar um dia no Bryce Canyon National Park
Dada a dimensão do parque, as melhores coisas a fazer no Bryce Canyon são visitáveis em meio dia. Assim, vou dividir este itinerário de 1 dia no Bryce Canyon em duas partes: manhã e tarde. Na parte da manhã irei incluir aqueles locais absolutamente imperdíveis e na parte da tarde irei incluir outros locais menos conhecidos, mas também interessantes para quem tiver mais tempo disponível.
Como passar um dia no Bryce Canyon National Park: Manhã
O Bryce Canyon fica particularmente bonito ao nascer do sol. Assim, sugiro começarem o dia bem cedinho para verem o nascer do sol de um dos miradouros sobre o Anfiteatro do Bryce 🥰. Por exemplo, no meu caso, optei por assistir ao nascer do sol, regressar ao alojamento para tomar o pequeno-almoço, tendo voltado ao parque mais tarde para o continuar a visitar!
» Sunrise Point
Comecem o dia a assistir ao nascer do sol a partir do Sunrise Point. Este miradouro é um dos vários miradouros do Anfiteatro do Bryce. O estacionamento fica bastante perto do miradouro, sendo que este pode ser visitado em alguns minutos apenas. No entanto, duvido que não fiquem rendidos à paisagem, prolongando a vossa visita mais um pouco.
» Navajo Loop + Queen’s Garden Trail
Um dos melhores trilhos no Bryce Canyon é o Navajo Loop, que pode ser combinado com o Queen’s Garden Trail. Este trilho é simplesmente maravilhoso e uma forma de observarem os hoodoos de mais perto. Se ver estas formações rochosas magníficas dos vários miradouros é uma experiência inesquecível, esperem até descerem ao vale onde podem ficar mais perto destas.
Podem iniciar este trilho quer no Sunrise ou Sunset Point. Uma vez que é o trilho mais popular no parque, irão encontrar muitos turistas aqui. Se querem assegurar uma visita com o menor número de pessoas, comecem este percurso o mais cedo possível.
Uma das atrações principais no percurso é o Thor’s Hammer (uma das formações rochosas mais populares do parque), Two Bridges e ainda Wall Street (um slot canyon).
Sugiro estacionarem no Sunset Point, fazerem parte do Rim Trail (0.8 km/0.5 mi) até ao Sunrise Point e daí fazer o Queen’s Garden Trail (2.7 km/1.7 mi) até chegarem ao Navajo Loop. No Navajo Loop podem subir de volta ao Sunset Point pelo Wall Street (1.1 km/0.7 mi) ou pela outra parte do trilho (1 km/0.6 mi) onde irão encontrar as Two Bridges e do Thor’s Hammer. A parte do Wall Street está fechada no inverno. O trilho também pode ser percorrido na ordem inversa.
💡 DICA EXTRA: Se não querem fazer a subida do vale, mas gostavam de fazer um trilho no parque, sugiro aquele que é provavelmente o melhor trilho no Bryce Canyon para este tipo de situações. É o trilho que liga o Sunset ao Sunrise Point e que tem apenas 1.6 km (1 mi) e pouca elevação. Faz parte de um trilho maior (Rim Trail) que liga vários miradouros no parque.
Informação útil sobre o trilho
- Início do trilho: Sunrise Point ou Sunset Point
- Distância: 4.6 km (2.9 mi)
- Tempo recomendado: 2 a 3 horas
- Dificuldade: moderada devido às subidas em algumas partes do percurso
- Elevação: 191 metros (625 ft)
- Estacionamento disponível nos parques do Sunrise Point ou Sunset Point
- Parte do Navajo Loop está encerrada no inverno (a parte do Wall Street)
» Sunset Point
O Sunset Point é outro dos miradouros do Bryce Canyon. As vistas são semelhantes às do Sunrise Point, mas pessoalmente, preferi este.
» Inspiration Point
Seguimos em direção a outro miradouro – o Inspiration Point. Ao contrário dos últimos dois miradouros, este é mais amplo, sendo o local perfeito para admirar a quantidade de hoodoos que aqui existem.
Na realidade, existem dois miradouros. Um é o Upper Inspiration Point e outro o Lower Inspiration Point. Ambos têm vistas semelhantes e valem a pena!
» Bryce Point
E, para terminar esta manhã no Bryce Canyon, conduzam mais uns minutos até ao Bryce Point. Este é também um miradouro mais amplo e onde vemos a verdadeira dimensão do Anfiteatro do Bryce. Dizer que a paisagem é bonita é pouco 🥰!
Como passar um dia no Bryce Canyon National Park: Tarde
Se estão com mais tempo disponível, então há mais sítios que podem acrescentar à lista do que ver no Bryce Canyon. Relembro que estes são pontos de interesse menos conhecidos e que podem ser perfeitamente dispensados para quem tempo menos tempo para visitar o parque.
» Southern Scenic Drive: Rainbow Point, Yovimpa Point e Natural Bridge
O Bryce Canyon é atravessado por uma estrada de cerca de 28 km (18 mi), sendo que os miradouros que sugiro visitar de manhã estão localizados nos primeiros 5 km (3 mi) da estrada. Assim, caso continuem de tarde pelo parque, sugiro fazerem o resto da estrada até ao Rainbow Point e Yovimpa Point. Estes miradouros são também os miradouros com maior altitude no parque.
No caminho para estes dois miradouros, podem também parar para apreciar a Natural Bridge – uma espécie de arco natural. Todos estes pontos são de fácil acesso!
Existem outras paragens ao longo da Southern Scenic Drive, mas estas são as que parecem mais interessantes!
» Outros trilhos no Bryce Canyon
E porque uma das formas mais incríveis de aproveitar este parque é percorrendo trilhos, sugiro escolher um dos outros trilhos existentes no parque para terminar este itinerário no Bryce Canyon National Park. Eis algumas sugestões:
Peekaboo Loop Trail
O trilho tem início no Bryce Point e é uma caminhada circular de 8.9 km (5.5 mi). É um trilho que permite descer até ao vale e ver de mais perto os hoodoos. A duração recomendada para o trilho é de 3 a 4 horas e parece ser bem divertido.
Tower Bridge
Parte do trilho mais longo Fairyland Loop (12.9 km/8 mi), o trilho da Tower Bridge é um trilho de ida e volta até ao hoodoo da Tower Bridge. O trilho tem uma distância de 4.8 km/3 mi e a duração recomendada para o mesmo é de 2 a 3 horas.
Hat Shop
Um trilho menos popular com cerca de 6.4 km/4 mi e uma elevação de 420 metros/1380 ft. A duração recomendada para este trilho é entre 3 a 4 horas, sendo que o percurso é linear. O ponto de partida é o Bryce Point e os hoodoos visíveis neste trilho parece que têm uma espécie de chapéu, daí o nome do trilho 😁.
Mossy Cave Trail
Ainda que seja um dos trilhos mais curtos no parque (1.3 km/0.8 mi), este é outra das caminhadas mais conhecidas do Bryce Canyon. Uma hora é suficiente para o percorrer e as principais atrações do trilho são o Water Canyon e a Mossy Cave, onde existe uma cascata no verão e pingentes de gelo no inverno. Se optarem por este pequeno trilho, é possível acrescentar algo ao roteiro.
Fairyland Loop Trail
Caso optem por estar apenas um dia no Bryce Canyon National Park e fazer este trilho, seguia o plano da manhã e, de tarde, apenas faria esta caminhada! O trilho tem cerca de 12.9 km/8 mi e uma elevação de 579 metros/1380 ft, tornando-o um trilho exigente. Dada a exigência da caminhada, é um dos trilhos menos concorridos do parque. A duração recomendada para este trilho é entre 4 a 5 horas.
Dicas para percorrer trilhos no Bryce Canyon
Percorrer trilhos no Bryce Canyon National Park é uma atividade bem interessante! No entanto, dependendo das condições atmosféricas no momento da vossa visita, é preciso ter alguns cuidados. Estas são algumas das recomendações oficiais do parque:
- O Bryce Canyon fica localizado a mais de 2400 metros de altura, pelo que é habitual estar frio. Especialmente no inverno, devem usar roupa adequada.
- No inverno e início da primavera, o parque tem várias zonas cobertas de neve e/ou lama. Usar o calçado apropriado e caminhar com cuidado é recomendado.
- Alguns trilhos ou partes destes estão interditos durante os meses mais frios. É essencial cumprir as regras definidas pelo parque.
- Garantir a hidratação necessária durante os trilhos.
- Dada a altitude a que o parque se encontra, é normal que se sintam mais cansados ao percorrer os trilhos. Tenham isso em consideração no planeamento do vosso roteiro.
- Nos dias com menos horas de luz, calcular bem a hora de regresso do trilho, pois escurece mais cedo.
- Especialmente em julho e agosto, ter em atenção à trovoada. Se trovojar, procurar abrigo num edifício ou carro, evitando ficar perto de árvores, hoodoos ou outros objetos altos.
- Se vão percorrer o trilho sozinhos, avisar alguém conhecido que o vão fazer.
Por fim, não se esqueçam do princípio Leave No Trace (traduz para ‘não deixar qualquer rasto’), cumprindo os seus 7 princípios: preparar a visita antecipadamente, desfazer-se do lixo nos locais apropriados, deixar tudo de forma igual à que encontrámos, minimizar impactos de eventuais fogueiras, respeitar a vida selvagem, ser respeitoso para os outros visitantes e cumprir as regras para acampar.
Disclaimer: este post pode conter alguns links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se comprarem através dos meus links. Isto não representa qualquer custo adicional para vocês e é uma forma de apoiarem o meu trabalho no blog😊