Localizado em Vila de Rei, o Penedo Furado tem muito para nos oferecer: desde cascatas, a miradouros, uma praia fluvial e ainda um passadiço. Assim, decidi preparar este artigo com uma série dicas para vos ajudar a visitar o Penedo Furado.
Uma visita ao Penedo Furado é o plano perfeito para um dia bem passado na região Centro de Portugal. Por isso, continuem a ler para descobrir mais 😉!
Qual a melhor altura do ano para visitar o Penedo Furado?
A zona do Penedo Furado é especialmente procurada durante os meses de verão, devido à sua praia fluvial. Se o objetivo da vossa visita é aproveitar a praia fluvial e um mergulho lá ou na cascata, então o melhor é apostarem em visitar o Penedo Furado no verão.
Dou apenas a nota que as temperaturas na região costumam ser bastante elevadas no verão e a cascata e a praia fluvial podem ter menos volume de água.
No entanto, se não procuram ir a banhos, qualquer altura do ano é boa para visitar o Penedo Furado.
Como chegar ao Penedo Furado?
O Penedo Furado fica localizado no concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco. O acesso a esta zona do país é mais fácil através de carro, sendo que a viagem demora cerca de 2h20 do Porto (213 km) e 1h50 (166 km) de Lisboa.
O que fazer e visitar no Penedo Furado
Visitar o Penedo é muito mais do que visitar apenas um sítio. A minha recomendação é que estacionem junto à praia fluvial do Penedo Furado. Existem vários lugares disponíveis e a distância entre o estacionamento e a praia é bastante reduzida.
O passadiço do Penedo Furado inicia junto à praia. Este é muito agradável e leva-nos até à cascata do Penedo Furado e ainda ao Miradouro do Penedo Furado e Miradouro das Fragas do Rabadão.
Ao regressarmos até ao ponto de partida (praia fluvial), teremos ainda oportunidade de passar por dois importantes locais: Gruta do Penedo Furado e fóssil da Bicha Pintada.
» Praia Fluvial do Penedo Furado
A Praia Fluvial do Penedo Furado é uma das mais belas de Portugal, tendo sido até finalista das 7 Maravilhas de Portugal, na categoria praias. As suas águas são cristalinas e bastantes geladas, sendo a ribeira (que dá lugar à praia fluvial) afluente do rio Zêzere.
No verão ou em dias mais quentes, é melhor não se esquecerem do fato de banho porque a vontade de refrescar naquelas águas não vai ser pouca 😉.
📝 INFORMAÇÃO ÚTIL: A praia fluvial tem uma boa infraestrutura de apoio (e.g. cafetaria, chuveiros, WC) e é até vigiada nos meses de verão.
» Passadiços do Penedo Furado
Os Passadiços do Penedo Furado são um percurso circular com cerca de 1,8 km. O trilho, apesar de curto, vale bem a pena e é muito agradável.
A parte que liga a praia fluvial à cascata do Penedo Furado é plana, tornando-a perfeita mesmo para quem passeia com carrinhos de bebé ou tem mobilidade reduzida. Esta primeira parte do percurso tem apenas 700 metros e percorre-se em cerca de 15 – 20 minutos.
No entanto, o troço que se segue e que nos permite continuar para além da cascata até aos dois miradouros, é um bocadinho mais puxado. Grande parte deste troço é feito numa escadaria a subir!
💡 DICA EXTRA: Se não tiverem vontade ou possibilidade percorrer a segunda parte do passadiço, podem chegar aos miradouros através de carro, facilitando assim bastante a visita!
Informações úteis sobre os Passadiços do Penedo Furado
- Distância: 1,8 km (ida e volta)
- Percurso circular
- Início/Fim: Praia Fluvial do Penedo Furado
- Dificuldade: Fácil
» Cascatas do Penedo Furado
Ao longo do Passadiço do Penedo Furado iremos passar na Cascata do Penedo Furado. A cascata pode ter uma dimensão reduzida, mas é também bastante convidativa a mergulhos. Perfeito para quem procura uma alternativa menos concorrida do que a praia fluvial.
Além disso, após passarmos a cascata principal, podemos continuar pelo passadiço em direção a outra cascata mais escondida.
» Miradouros
E para terminar a visita, nada melhor do que dois miradouros com vistas panorâmicas. São eles o Miradouro das Fragas do Rabadão e Miradouro do Penedo Furado. Num dos miradouros, podemos ainda encontrar um baloiço.
Alojamentos perto do Penedo Furado
Ferreira do Zêzere ou Vila de Rei são duas localidades perto do Penedo Furado com alguns alojamentos interessantes. Partilho algumas sugestões:
💼 SEGURO DE VIAGEM: Os imprevistos acontecem em qualquer parte do mundo e, por isso, recomendo comprar sempre seguro de viagem. Uso frequentemente a Heymondo que apresenta das coberturas mais altas no mercado e com preços imbatíveis. Para além da cobertura de despesas médicas, o seguro da Heymondo inclui ainda cobertura em caso de perda ou roubo de bagagem, equipamentos eletrónicos, entre outros. Além disso, têm um serviço de atendimento permanente em português através da sua App. Por serem leitores do blogue, têm 5% de desconto na compra dos seguros Heymondo. A compra deve ser feita através deste link, sendo que o preço que aparece no site já inclui o desconto.
Disclaimer: este post pode conter alguns links de afiliados, o que significa que eu ganho uma pequena comissão se comprarem através dos meus links. Isto não representa qualquer custo adicional para vocês e é uma forma de apoiarem o meu trabalho no blog😊